Workshop Mercado Futuro da Minasul dá a largada em 2020

Imprimir
Workshop Mercado Futuro da Minasul dá a largada em 2020A Minasul dá início, nesta quinta-feira, 30, a um novo ciclo de palestras sobre o Mercado Futuro, que será realizado em vários municípios da região Sul de Minas. A primeira cidade que irá receber a comitiva da Minasul será Campo do Meio, onde os produtores rurais sentarão para conversar e tirar todas as suas dúvidas sobre essa modalidade de comercialização.

De acordo com o trader da Mesa de Operações da Minasul e responsável pelos trabalhos, Héberson Vilas Boas, em 2019, centenas de cafeicultores puderam se informar e ter mais segurança em suas transações após os eventos. O trabalho, conforme Vilas Boas, é realizado em toda a área de ação da Minasul em parceria com Prefeituras e Emater/MG. “É uma maneira que criamos de nos aproximar mais dos cafeicultores, chegar perto e conversar com eles olho no olho. No ano passado, esse foi um trabalho que deu muito certo, e por isso achamos que devemos dar continuidade”, explica.

Embora para uns o tema Mercado Futuro já seja algo bastante familiar, para muitos produtores, entretanto, ainda é uma novidade e, por isso, a necessidade de esclarecimentos. “Os produtores sabem que existe a venda futura, sente vontade de fazê-la, mas ficam inseguros. O que explicamos são as regras e como elas são definidas, justamente para limitar os riscos”, ressalta.

Um dos maiores medos do produtor é não ter o café comprometido para a venda futura. Os patamares de percentuais, no entanto, são pequenos, e não vão alienar toda a colheita. “Com um volume adequado, a cooperativa tem plenas condições de fazer o que a gente chama de ajuste do produto, adequando o café a ser entregue, inclusive com relação a percentuais de qualidade e tamanho dos grãos. Hoje é perfeitamente possível fazer esse ajuste”, esclarece.

O objetivo principal deste ano, conforme Vilas Boas, é aproximar mais a cooperativa dos Cooperados, focando as atividades via AGRO APP Minasul (aplicativo desenvolvido para manter a conexão permanente com os cooperados, disponibilizando informações e serviços via celular). “Dá para o produtor acessar todas essas informações e fazer suas negociações com a garantia de uma margem para sua produção através do Mercado Futuro. Isso permite recursos para ele investir na sua lavoura e obter mais lucro”.

Municípios e associações de produtores interessados em receber o Workshop Mercado Futuro Minasul podem entrar em contato com a Cooperativa para obter mais detalhes e fazer a solicitação.

Informações: (35) 3219-6973

Fonte: Minasul

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *