Workshop define estratégia de posicionamento da marca Cafés Vulcânicos de Poços de Caldas (MG)

Imprimir
Aproximadamente 20 produtores da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Poços de Caldas – Cafés Vulcânicos e parceiros do projeto participaram, na segunda e terça-feira (4 e 5/11), de um workshop realizado na sede do SEBRAE para debater, cocriar e aprovar as diretrizes estratégicas que irão fundamentar o futuro da governança, nome e expressão da marca de território dos Cafés Vulcânicos de Poços de Caldas.

A iniciativa integra o projeto “Cafés Vulcânicos da Região de Poços de Caldas”, aprovado pelo SEBRAE Nacional, que conta com recursos da ordem R$ 120 mil, com contrapartida de R$ 36 mil da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da caldeira vulcânica de Poços e região, trabalhando para o reconhecimento e fortalecimento da marca.

O vice-prefeito Flávio Faria, que é titular da SMDET, afirma que o projeto é fruto de um trabalho de equipe que já começa a dar resultados. “Nossa proposta é que o modelo implantado junto à Associação de Cafés Vulcânicos possa se expandir para outras cadeias produtivas, agregando valor e movimentando a economia local, de maneira sustentável e de acordo com as tendências atuais de mercado”, avalia.

A coordenadora de Fomento Agropecuário da secretaria, Vanessa Barzagli, acompanhou os dois dias de workshop. “Sem dúvida, o SEBRAE vem desenvolvendo um trabalho de excelência junto à Associação e, em breve, já será possível mensurar os resultados”, informa.

“O projeto visa buscar um maior desenvolvimento da cafeicultura no município, trabalhando as questões de governança e de melhoria da qualidade e também a diferenciação dos cafés através da origem. O objetivo é fazer com que se produza cafés melhores, com um valor agregado percebido pelos clientes. Observamos um potencial muito grande para a cidade, não só na cafeicultura, mas também para outros segmentos como doces, queijos e outros alimentos e o próprio turismo”, ressalta o analista técnico do SEBRAE Poços de Caldas, Ivan Figueiredo.

O workshop é um momento fundamental do processo, que se estende até meados de 2020. “Hoje, estamos fazendo a apresentação do diagnóstico, que é a primeira fase do projeto denominada ‘Entender’. Nessa fase, visualizamos o que acontece na região, em termos de ambição dos produtores e do poder público quanto ao futuro da cafeicultura. Estamos entendendo o perfil dos produtores e da cafeicultura na região e visualizando também o que está acontecendo no mundo, quais são as tendências emergentes de futuro do café e onde a região pode se encaixar nesse movimento”, explica o consultor responsável pelo desenvolvimento do projeto, Paulo Vischi.

Em outubro, a Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Poços de Caldas – Cafés Vulcânicos completou 7 anos de atividade. “Tivemos um crescimento monstruoso nesse ano, em termos de desenvolvimento da associação. Depois que o nosso projeto foi aprovado pelo SEBRAE Nacional, o negócio decolou, embora ainda tenha muita a coisa a ser feita. O retorno será para o pequeno e médio produtor e também para a cidade. É um legado para mostrar o potencial da região e de cada produtor, melhorando a cafeicultura em Poços de Caldas”, celebra o presidente da associação, Marco Antônio Lobo Sanches.

Fonte: Ascom Prefeitura de Poços de Caldas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *