Volta a chover no país nos próximos dias

Imprimir

SUDESTE – Na quarta, dia 21, uma frente fria consegue finalmente enfraquecer o atual bloqueio atmosférico e chegar ao Sudeste. O sistema contribui para a formação de instabilidades sobre todo o Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. Há previsão de pancadas de chuva forte e mais abrangentes entre o Vale do Ribeira, Litoral paulista e Grande São Paulo, com trovoadas, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo. As temperaturas se mantêm elevadas. Na maior parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, tempo firme, seco e ensolarado.

Na quinta, dia 22, a atuação de uma frente fria sobre a região Sudeste ajuda a formar instabilidades sobre São Paulo, sul, oeste e centro de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. As chuvas são mais abrangentes e mais duradouras. Os maiores volumes são esperados para a faixa sul e leste do Estado de São Paulo. No Espírito Santo e leste mineiro, são ventos do oceano que trazem nebulosidade e chuvas de baixo acumulado. As temperaturas ficam elevadas na faixa norte da região.

SUL – Na quarta, o avanço de uma frente fria no oceano deixa o tempo instável sobre grande parte da região Sul. Pancadas de chuvas atingem todo o Paraná e leste de Santa Catarina e faixas leste e norte do Rio Grande do Sul. Os maiores volumes são esperados a partir da tarde na faixa leste do Paraná, incluindo Curitiba. No interior do Rio Grande do Sul, especialmente no oeste, a chance para chuva é menor e as temperaturas ficam mais altas, mas amenizam um pouco na faixa leste.

Na quinta, a chuva migra mais para norte e as áreas com tempo mais fechado ficam entre o Paraná e São Paulo. Ainda chove em forma de pancadas na maior parte de Santa Catarina e no norte gaúcho. Nas demais áreas da região o tempo fica aberto e ensolarado, com diminuição da umidade relativa do ar. Novamente na faixa oeste do Sul as temperaturas máximas ficam mais altas, especialmente nas regiões de fronteira.

CENTRO-OESTE – Na quarta, áreas de instabilidades associadas ao calor e umidade se formam sobre o sul de Goiás e norte do Mato Grosso. A chuva vem em forma de pancadas e preferencialmente a partir da tarde. O avanço de uma frente fria pelo litoral também volta a provocar chuvas e trovoadas no extremo sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas o tempo fica aberto. As temperaturas atingem valores extremos sobre o Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso.

Na quinta, uma frente fria que avança pelo Sudeste organiza a umidade da Amazônia sobre o Centro-Oeste e as chuvas voltam a cobrir boa parte da região, inclusive Goiás e Distrito Federal. Chove forte no Mato Grosso do Sul. Mesmo com as instabilidades, a temperatura segue bastante alta, especialmente no Pantanal.

NORDESTE – Na quarta, áreas de instabilidade atingem o norte do Ceará, norte do Piauí e Maranhão. A chuva vem em forma de pancadas e preferencialmente ao longo da tarde. Na faixa litorânea desde o norte da Bahia até o Rio Grande do Norte, os ventos que sopram do mar ajudam a provocar pancadas de chuva. As temperaturas ficam elevadas em toda a região, principalmente no interior.

Na quinta, o tempo fica instável sobre o Maranhão, Piauí e Ceará. Algumas áreas de instabilidade conseguem atingir o oeste e sul da Bahia. As temperaturas seguem elevadas por toda a região, o que é uma condição típica para esta época do ano.

NORTE – Na quarta, o tempo segue instável na região, com exceção do leste do Amazonas, oeste e norte do Pará e sul do Amapá. Destaca-se a previsão de chuva volumosa sobre o sudoeste do Amazonas e norte do Acre. As temperaturas ficam elevadas na região, exceto o sudoeste do Amazonas e Acre, onde as temperaturas ficam mais amenas.

Na quinta, instabilidades tropicais atingem a região, exceto áreas do norte do Pará, sul do Amapá e sul do Acre. Chuva volumosa acontece sobre o noroeste do Amazonas em forma de pancadas associada a alta umidade e ao calor. As temperaturas ficam elevadas em toda a região, com exceção da área noroeste do Amazonas.

Fonte: Canal Rural com Somar Meteorologia via Rede Social do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *