VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil terá mais de 300 apresentações de trabalhos científicos

Imprimir

Está chegando a realização de mais um Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. Esta 8ª edição, a ser realizada de 25 a 28 de novembro em Salvador-BA, terá como tema central “Pesquisa cafeeira – sustentabilidade e inclusão social”. Na ocasião, serão apresentados 306 trabalhos técnico-científicos, 20 deles com apresentação oral, para um público estimado de cerca de 800 participantes, entre pesquisadores, professores, extensionistas, cafeicultores, estudantes, dirigentes de cooperativas e associações, imprensa especializada e demais representantes do agronegócio café.

Os trabalhos orais serão apresentados nos dias 26, 27 e 28 de novembro e estão divididos nos seguintes em focos temáticos: Otimização dos sistemas de cultivo; Alternativas para cafeicultura familiar; Usos alternativos de resíduos e subprodutos do café; Diagnóstico e informação para formulação de estratégias e políticas; Difusão e transferência de tecnologias, conhecimentos e informações; Otimização de temas de cultivo; Agregação de qualidade ao produto; Aperfeiçoamento de processos industriais e novos produtos; Riscos físicos, químicos e biológicos à cafeicultura; Melhoria dos processos de colheita e da pós-colheita; Preservação ambiental e desenvolvimento econômico e social; Cafeicultura irrigada e Ampliação da base do conhecimento. Para conhecer o título de todos os trabalhos orais e a hora programada para apresentação, clique aqui ou acesse http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=169&Itemid=93.

Mais sobre o Simpósio de Pesquisa – O evento é uma realização do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café. Confira a programação completa e inscreva-se. O principal objetivo do Simpósio é promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor cafeeiro.

O evento também conta com a realização de três palestras principais (“Avanços e desafios do Consórcio Pesquisa Café”, “Tendências de consumo e novas oportunidades para os cafés do Brasil” e “Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura”), oito minicursos, quatro oficinas de trabalho e quatro mesas-redondas sobre assuntos variados relacionados à cultura do café, visitas técnicas e a presença de renomados pesquisadores e expoentes do agronegócio.

Inscrições antecipadas para as oficinas e minicursos – Para realizar a inscrição nas oficinas e minicursos, é necessário ter realizado a inscrição pelo site do evento, digitar login e senha e acessar o link INSCREVA-SE AQUI no fim da página disponível em http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=79&Itemid=92) na página de Evento/Inscrições. Ao final da página, clicar em INSCREVA-SE AQUI.

A importância do evento – Os Simpósios de Pesquisa dos Cafés do Brasil já fazem parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando foi realizado a primeira edição do evento. O principal objetivo do Simpósio é promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor cafeeiro. Em ordem decrescente, em 2011, o evento foi realizado em Araxá-MG; em 2009, em Vitória-ES; em 2007, em Águas de Lindóia-SP; em 2005, em Londrina-PR; em 2003, em Porto Seguro-BA; em 2001, em Vitória-ES; em 2000, em Poços de Caldas-MG.

Apoio – O VIII Simpósio conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura – Seagri-BA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e as demais entidades consorciadas.

Inscrições e informações – http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/.

Fonte: Gerência de Transferência de Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *