VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil abre prazo para receber trabalhos científicos

Imprimir

Os pesquisadores que possuem o café como objeto de seus trabalhos científicos devem se programar: a comissão organizadora do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado pelo Consórcio Pesquisa Café sob a coordenação da Embrapa Café, divulgou o prazo para recebimento dos resumos expandidos dos trabalhos científicos.

Os resumos devem ser encaminhados por meio da página do VIII Simpósio(http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br), os quais serão analisados pela comissão científica que divulgará o resultado no dia 9 de agosto.

O VIII Simpósio será realizado em Vitória da Conquista (BA),no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no período de 16 a 19 de setembro. Espera-se a participação de até mil inscritos, entre eles pesquisadores, técnicos, professores, estudantes universitários, extensionistas e demais lideranças dos diversos segmentos do agronegócio café.

Normas de apresentação de trabalhos -Os trabalhos devem ser enviados no formato de resumos expandidos. Após a análise pela comissão científica, os trabalhos aceitos deverão ser apresentados como pôsteres no VIII Simpósio. Os resumos considerados mais relevantes serão selecionados para apresentação oral. As normas acerca dos trabalhos técnicos podem ser acessadas pela página do VIII Simpósio. Nesse ambiente, os interessados poderão esclarecer suas dúvidas e obter todas as informações para a participação no evento.

Simpósio – O Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil já faz parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando foi realizada a primeira edição. O evento acontece a cada dois anos e o VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que teve como tema central “Articulação em redes de pesquisa e novas fronteiras do conhecimento” foi promovido em Araxá (MG), no ano de 2011, quando contou com a presença de 700 participantes.

O VIII Simpósio terá como tema central: “Pesquisa cafeeira – sustentabilidade e inclusão social”. A conferência de abertura será intitulada “A atividade cafeeira como sustentabilidade e inclusão social: desafios”. Estão programadas três palestras principais: “Avanços e desafios do Consórcio Pesquisa Café”, “Tendências de consumo e novas oportunidades para os cafés do Brasil” e “Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura”.

Também serão realizadas três oficinas que vão trazer para discussão dos participantes os seguintes assuntos: “Etapas para a certificação”, “Identificação geográfica” e “Manejo e conservação do solo e da água para a cafeicultura”. Entre os temas programados para os minicursos estão “A melhoria da qualidade e agregação de valor do café”, “Avanços na nutrição do café arábica e conilon”, “Mecanização, sistemas agroflorestais e orgânicos” e ”Manejo fitossanitário e classificação do café”.

Nas mesas redondas serão discutidos “O estado da arte da cafeicultura familiar”, “Café & Saúde”, “Irrigação” e “Cultivares de café”. O evento também terá apresentação oral de trabalhos, sessões de pôsteres e visitas técnicas em regiões produtoras da Bahia mediante adesão de interessados.

Consórcio Pesquisa Café – Congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais. Foi criado por dez instituições: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Instituto Agronômico – IAC, Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras – Uflae Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Informações sobre o VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil e apresentação de trabalhos científicos pelo site http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/.

Fonte: Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *