Vietnã tem dificuldade para aumentar área plantada com arábica

Imprimir

O Vietnã está enfrentando dificuldades para expandir a área plantada com café arábica em larga escala devido a condições naturais desfavoráveis, disse a Associação Vietnamita do Café e do Cacau nesta quinta-feira. O país tem tentado cultivar arábica em sete províncias nos últimos anos, mas quase 60% dos pés morreram devido a doenças, afirmou Nguyen Ngoc Tri, chefe do departamento de cultivo do Ministério da Agricultura, em comunicado.

As exportações têm aumentado, atingindo 50 mil toneladas no ano passado, ante 41 mil toneladas em 2010 e 24 mil toneladas em 2009, mas o país não conseguiu expandir o território cultivado com arábica em larga escala. A espécie é suscetível a doenças e só se desenvolve em áreas frias, a pelo menos 800 metros acima do nível do mar.

Ngoc disse que o país deve limitar o cultivo de arábica a 50 mil hectares por conta desses fatores. Atualmente, são 32 mil hectares plantados. Segundo ele, a proporção de arábica na área total cultivada com café deve subir para 8% em 2020, ante 5,5% em 2011. A área total cultivada com café no país totalizou 586 mil hectares no ano passado. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *