Vietnã planeja estocar mais de 400 mil t de café

Imprimir

Os 16 maiores exportadores de café comprarão 432 mil toneladas do produto (7,2 milhões de sacas) para estocar e evitar uma queda dos preços na entrada da safra, disse um jornal estatal nesta sexta-feira.

A expectativa é que os preços do café recuem na medida em que cresça a oferta do grão colhido no cinturão produtor da região Central Highlands a partir do final de outubro. O pico da colheita ocorre em novembro.

O volume programado para estocar supera de longe as planejadas 200 mil a 300 mil toneladas que a Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa) vem pedindo que seja implementado.

A safra de café do Vietnã 2011/12 deve superar 1,1 milhão de toneladas, equivalente à safra anterior, apontou o jornal citando informações da Vicofa.

O Agribank disse que vai emprestar cerca de 5 trilhões de dongs (240 milhões de dólares) ao setor, bem abaixo da demanda da indústria de 12 trilhões de dongs.

O Military Bank, parcialmente privado, também informou que vai dar crédito aos participantes do setor envolvidos com o plano de estocagem.

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *