Vietnã planeja cortar 95 mi de pés de café para replantio

Imprimir

O Vietnã planeja cortar 95 milhões de pés de café na primeira etapa do seu programa nacional de renovação de cafezais. A proposta tem como objetivo diminuir a idade média de suas lavouras, fazendo com que a produtividade aumente no longo prazo. Para os próximos anos, contudo, a iniciativa poderá afetar as exportações do país e reduzir a oferta mundial de café robusta, do qual o Vietnã é um dos maiores produtores.

A expectativa é que o processo demore 10 anos para ser concluído, mas o país pretende manter uma área produtiva superior a 570 mil hectares durante o ciclo de replantio. Dos 622 mil hectares de café do país, 13,8% têm mais de 20 anos e 22,5% têm entre 15 e 20 anos – todos estes serão substituídos. O objetivo é trocar pés com mais de 20 anos, e que produzem uma média de uma tonelada de café por hectare, por plantas mais jovens e de produção 2,5 vezes maior.

Em decorrência da elevada idade média dos cafezais e do clima seco, a Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa) prevê que a produção 2014/2015, que se inicia em outubro, sofrerá uma redução de 15% a 20% em relação a atual colheita, estimada em 1,3 milhão de toneladas. A ocorrência de El Niño também poderá influenciar negativamente a produção do Vietnã e da Indonésia, ambos grandes exportadores de café robusta. Com informações da Dow Jones Newswires.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *