Vietnã foca em manutenção de áreas cultivadas

Imprimir

O Vietnã é agora um parceiro de exportação de café com mais de 80 nações e territórios em todo o mundo, incluindo muitos mercados tradicionais, como Alemanha, Estados Unidos e Espanha, de acordo com a Associação de Café e Cacau do Vietnã (VICOFA). 

A VICOFA fez uma reunião em Ho Chi Minh City no dia 9 de abril para revisar atividades de negócios em 2008-2010 e dar orientações para o próximo período. De acordo com a associação, o Vietnã exporta cerca de 1 milhão de toneladas de café em média, com vendas de aproximadamente US$ 2 bilhões, representando mais de 8% das exportações do setor agrícola. 

No período de 2008-2010, a VICOFA teve um papel ativo em ligar a produção e o consumo e contribuiu para as políticas de desenvolvimento sustentável do setor de café. De agora até 2013, o setor de café enfrentará muitos desafios como mudança climática e flutuações de preços que afetaram o negócio de café do país. 

A VICOFA focará na manutenção de uma área cultivada de café de 500.000 hectares com uma produção de mais de 1,1 milhão de toneladas por ano, mantendo 15% de participação no mercado de exportação de café do mundo e promovendo a cooperação com importantes nações produtoras de café. 

O presidente da VICOFA, Luong Van Tu, disse que o preço do café está alto atualmente e que os especialistas esperam que o alto preço permaneça alto até o final da safra. Entretanto, em longo prazo, os produtores de café enfrentarão muitas dificuldades: a área cultivada com cafezais velhos é de 137.000 hectares e precisa ser substituída dentro de 10 anos. Isso demanda capital e precisa ser feito gradualmente. 

Ele disse que se o trabalho de replantio não for bem feito, a quantidade de café produzido pode ser severamente reduzida. Além disso, há a necessidade de planejar e estabilizar a área para o cultivo de café de cerca de 500.000 hectares, mantendo a produção de 1 a 1,2 milhão de toneladas por colheita e estabelecendo um balanço de produção entre arábica e robusta. A reportagem é do www.saigon-gpdaily.com.vn, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Fonte: CaféPoint

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *