Vietnã: exportação de café deve recuar 30,5% em 2015 até setembro

Imprimir

As exportações de café do Vietnã devem somar 90 mil toneladas em setembro (1,5 milhão de sacas de 60 kg), uma retração de 3% na comparação com o mês anterior, afirmou nesta terça-feira o Departamento de Estatísticas do país. No acumulado do ano até setembro, o departamento estima embarques de 969 mil toneladas (16,150 milhões de sacas), volume 30,5% menor que o apurado em igual período do ano passado.

Ontem, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do país havia estimado que os embarques devem recuar 12,5% em setembro ante agosto, para 81 mil toneladas (1,350 milhão de sacas). No acumulado do ano, o ministério projeta exportação de 961 mil toneladas (16,017 milhões de sacas), queda de 31,2% na comparação com igual período do ano passado.

O Vietnã é o segundo maior produtor mundial de café, atrás apenas do Brasil. Considerando-se a variedade robusta, o país asiático lidera a produção global. Analistas afirmam que os agricultores do Vietnã estão segurando seus estoques nesta temporada, esperando uma recuperação das cotações no mercado internacional. Fonte: Dow Jones Newswires.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *