Vietnã: clima favorável pode antecipar colheita do café

Imprimir

A safra de café do Vietnã de 2011-12, maior produtor de café robusta, pode começar um mês mais cedo que o normal devido ao clima favorável, de acordo com o ABN Amro Bank NV e o VM Group.

O sudeste da Ásia produzirá 21,5 milhões de sacas de 60 quilos de café robusta na próxima safra e 400.000 sacas de café arábica, estimaram as organizações em um relatório. Isso se compara com a produção de robusta de 20 milhões de sacas e de 400.000 sacas de arábica na atual safra, de acordo com o relatório.

"Os grãos frescos da nova safra de robusta vietnamita deverão começar a entrar no mercado no final de outubro, um mês antes do normal após uma safra de clima particularmente favorável para o cultivo", disseram os analistas, liderados por Gary Mead, do VM Group.

A próxima safra também se beneficiará da "melhor posição financeira" dos produtores e dos "bons preços", de acordo com o relatório. As expectativas de uma safra maior levaram o premium do café vietnamita a cair para US$ 110 por tonelada sobre o preço do NYSE Liffe em Londres nesse mês, de US$ 200 por tonelada, disseram eles. A reportagem é do Bloomberg, traduzida e editada pela Equipe CaféPoint.

Fonte: CaféPoint

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *