Vendas do café do Vietnã devem subir em janeiro antes de feriado

Imprimir

As exportações de café do Vietnã podem variar entre 100 mil e 150 mil toneladas (1,67 a 2,5 milhões de sacas) em janeiro, ante uma estimativa de 120 mil toneladas embarcadas em dezembro, disseram operadores, enquanto as vendas internas devem aumentar antes de um feriado importante.

O maior produtor mundial de robusta exportou 219 mil toneladas em janeiro de 2013.

Um menor volume de exportações do Vietnã neste mês, juntamente com notícias de uma safra brasileira menor em 2014/2015, pode ajudar a manter os preços globais em alta.

O Vietnã exportou cerca de 120 mil toneladas (2 milhões de sacas de 60 kg) de café no mês passado, queda de 50 por cento ante o mesmo mês em 2012, disse o governo.

"As vendas estão melhorando no mercado doméstico", disse um operador em uma trading europeia com sede em Ho Chi Minh City, citando preços mais elevados no mercado futuro do robusta em Londres.

Ele acrescentou que o ritmo de venda pode acelerar nos próximos dias antes do Vietnã celebrar seu maior festival, que dura cerca de uma semana, para receber o Ano Novo Lunar, que chega em 31 de janeiro. Todos os mercados vietnamitas estarão fechados entre 28 de janeiro e 5 de fevereiro.

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *