Vendas de café atingem 77% da safra 2013/2014, diz Safras e Mercado

Imprimir

A comercialização de café no Brasil no período 2013/2014 chegou a 77% da safra até o dia 28 de fevereiro. É o que mostra um levantamento divulgado nesta quinta-feira (13/3) pela consultoria Safras e Mercado.

O cálculo se baseia em uma estimativa de produção de 52,9 milhões de sacas de 60 quilos. Desta forma, o volume vendido chegou a 40,98 milhões de sacas.

O ritmo de comercialização é maior que o do mesmo período no ano passado, quando estava em 71% da produção. No entanto, é menor que o da média dos últimos cinco anos, que era de 80%.

Para o analista da Safras e Mercado, Gil Barabach, o preço mais alto favorece os negócios tanto no mercado disponível quanto para a safra nova, ainda que, em sua maior parte, essa alta seja explicada pelo clima desfavorável.

“O destaque continua sendo as cooperativas do Sul de Minas, que seguem bem ativas no mercado. E o interesse do produtor não foi suficiente para sobrepor a agressividade dos compradores e, por isso, o mercado interno segue valorizado”, diz, Barabach, em nota divulgada pela consultoria.

Fonte: Globo Rural Online

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *