Venda de café com rótulo Fairtrade (Comércio Justo) dobra volume de vendas

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A venda de produtos com certificação Comércio Justo (Fairtrade) em Espanha registou um aumento de 82%, cerca 14,9 milhões de euros dos quais 10,5 milhões são exclusivamente da venda de café. Este registo representa o dobro do volume de vendas em relação a 2010.

Como informou a Fundação Faitrade Espanha em comunicado à imprensa, o crescimento na comercialização de café no rótulo de comércio justo é baseado em campanhas de promoção realizadas no ano passado em estabelecimentos de hotelaria e restauração. O canal Horeca é o que mais tem contribuido para um maior dinamismo nas vendas de comércio justo em 2010 com um crescimento de cerca de 170%.

A Fundação Fairtrade dedica-se à promoção do comércio justo propondo-se criar oportunidades para produtores e trabalhadores economicamente desfavorecidos ou marginalizados pelo sistema comercial convencional. É uma ferramenta para o desenvolvimento que assegura aos agricultores de países em vias de desenvolvimento melhores condições de negócio através do uso do rótulo Fairtrade.

Depois do café, os doces e o chocolate são os mais procurados. Esta procura respondeu a uma demanda em 2010 no valor de 3,4 milhões de euros. Em Espanha, os consumidores têm acesso a mais de 250 referências de marca e 64 certificados do comércio equitativo, espanhóis e estrangeiros, oferecidos em lojas de comércio justo, supermercados, lojas de alimentos saudáveis, lojas de bairro e em bares, restaurantes e hotéis.

A Fairtrade destacou o esforço que alguns governos estão a fazer junto de operadores devending para ajudar a promover o comércio justo em máquinas de venda automática. A organização destacou ainda que em todo o mundo mais de 1,2 milhões de produtores de 83 países vendem os seus produtos através do canal Comércio Justo.

Fonte: Hostelvending

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