Venda da nova safra de café está abaixo da média, diz consultoria

Imprimir

O ritmo de comercialização da nova safra de café (2012/13), que começou a ser colhida nas últimas semanas, está bem abaixo do normal para o período, aponta a Safras & Mercado.
Os produtores brasileiros venderam apenas 9% da colheita esperada, segundo levantamento da consultoria com base em informações colhidas até 15 de maio. A média para o período é de 20%.

Gil Barabach, analista da empresa, diz que o produtor tem priorizado a venda do café remanescente da safra 2011/12, cuja disponibilidade ainda é elevada para esta época do ano.
A alta do dólar estimulou o interesse de venda, mas Barabach observa que os compradores estão na defensiva, aguardando o avanço da oferta de café novo e seus efeitos sobre os preços.

Da safra 2011/12 (que termina em junho), os produtores comercializaram cerca de 43,8 milhões de sacas ou 92% da produção, estimada em 47,7 milhões de sacas. No mesmo período do ano passado, a comercialização estava em 93%. Em relação ao fim de março, houve avanço de seis pontos percentuais na comercialização da safra 2011/12.

Barabach observa uma forte presença de cooperativas no Sul de Minas nas vendas. Segundo o analista, elas aproveitam o dólar mais alto e a os preços domésticos favoráveis para aumentar os lotes ofertados no mercado. Além disso, a chegada da safra nova e a necessidade de caixa de alguns produtores também justificam essa postura mais agressiva, afirma Barabach.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *