Varrição do café

Imprimir

A colheita de café está entrando na fase final. Mas qual é o passo seguinte a ser realizado na lavoura? Durante a colheita, vários frutos de café caem no chão e permanecem na lavoura.

Se esses frutos não forem recolhidos, podem se tornar alojamento para a broca-do-café (hipotenemus hampei), importante praga que prejudicará os frutos da próxima safra, promovendo a queda da qualidade do produto.

Para que esse fato não ocorra, a melhor maneira para garantir uma boa safra e bom aspecto dos grãos é a realização da varrição, técnica que consiste na retirada dos frutos que ficaram no chão após a colheita da árvore.

Após o beneficiamento, o café de varrição pode ser comercializado normalmente, mesmo que perca parte de seu valor comercial em relação ao tipo e/ou à qualidade da bebida, que podem ser prejudicados devido ao contato com o chão e à fermentação ocasionada pela proliferação de fungos. Mesmo assim é uma renda a mais que entra na propriedade.

Caso o cafeicultor tenha mão-de-obra disponível em sua propriedade, a varrição pode ser realizada imediatamente após a colheita, dessa forma o café não perderá sua qualidade. E para ter um controle melhor do seu beneficiamento e garantir a qualidade de todos os lotes de café, é necessário que o café de varrição esteja separado dos demais tanto na hora da secagem e quanto no beneficiamento.

A varrição pode ser feita manualmente ou mecanicamente.

Manualmente, as ferramentas utilizadas são o rastelo e a peneira. Existem também os sopradores mecânicos, que facilitam o recolhimento do café, minimizando o dispêndio físico dos trabalhadores.

É possível realizar a varrição mecanicamente através de máquinas que recolhem o café, separam os frutos de paus, folhas e pedras e ensaca para ser levado diretamente para o terreiro.

Abaixo segue essas ferramentas citadas para o conhecimento do cafeicultor e para analisar qual é a melhor maneira de se realizar essa importante tarefa em sua propriedade.

Fonte: Coffee Break

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *