Varginha realiza nova edição do Minas em Negócios

Imprimir

O Minas em Negócios, que acontece em setembro, na cidade de Varginha, sul de Minas Gerais, voltado ao mercado multisetorial, com foco em comércio exterior e logística, é um dos maiores eventos do setor do País. De acordo com o Calendário Brasileiro de Feiras e Exposições, divulgado anualmente pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o Minas em Negócios é o terceiro evento da região sudeste no quesito tamanho, o único do setor em Minas Gerais, e o quarto do gênero no Brasil.

O evento tem como objetivo promover uma plataforma de negócios capaz de atender aos interesses dos expositores com qualidade, diversidade e grande fluxo de visitantes, a fim de promover negociações satisfatórias. Para viabilizar um evento com essas características, alguns itens foram considerados, como o porte internacional, a estrutura multisetorial, a integração ao mercado globalizado, a localização geográfica privilegiada e o direcionamento a mercados consumidores.

Com apoio e patrocínios de grandes empresas e órgãos públicos, a quarta edição do Minas em Negócios será, com certeza, sinônimo de sucesso. Entre os patrocinadores, destacam-se o Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG) e a FC Comércio Exterior. Os apoios estão garantidos com a Prefeitura Municipal de Varginha, o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), o Governo do Estado de Minas Gerais e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O Minas em Negócios acontece entre os dias 14 e 16 de setembro, na Av. Doutor Messias Barros, Distrito Industrial Miguel de Lucca, Varginha, MG.

Estado promissor para negócios

Minas Gerais é o segundo estado mais industrializado e o terceiro mais rico do País. Com pouco mais de 20 milhões de habitantes, e uma área de 587 mil km² – o equivalente ao território francês -, possui a maior malha rodoviária do Brasil, com 260 mil km, e 82 aeroportos com capacidade para aeronaves de médio porte. A indústria mineira se destaca pela produção siderúrgica, metalúrgica, de cimento e automobilística.

No ano de 2007, o PIB mineiro foi de R$ 241,3 bilhões de reais e o PIB per capita de R$ 12.519,00. Nesse ano, Minas foi responsável por 9,1% do PIB brasileiro. Ainda em 2007, o setor de serviços foi responsável por 60,4% do valor adicionado do PIB mineiro. Além desses indicadores econômicos, o estado mineiro, desde 2003, apresenta déficit zero, fruto do equilíbrio fiscal. Hoje, a estabilidade financeira de Minas Gerais o leva a ser um dos estados mais favoráveis para a geração de novos negócios.

Boletim Regional do Banco Central do Brasil, divulgado em janeiro de 2010, ressalta o crescimento do estado mineiro. A recuperação da demanda interna, visto que o mundo passava por uma recessão econômica desencadeada no segundo semestre de 2008, foi visível no segundo semestre de 2009. O Banco Central considerou, para esse cenário positivo em Minas, o aumento contínuo do consumo privado, retomada expressiva dos investimentos, inflação em trajetória decrescente e melhora expressiva nos indicadores de expectativas de empresários e consumidores, que têm favorecido a retomada da atividade econômica de Minas Gerais.

Os indicadores acima mostram que o estado mineiro é um dos mais promissores dentro do cenário brasileiro. Com localização geográfica favorável e regiões com potenciais diversificados, Minas Gerais é de fato um estado para se entrar na pauta de qualquer grande negócio interno e externo. Não à toa, o estado tem mostrado desenvolvimento crescente.

Para mostrar esse potencial todo, acontecerá em setembro, na cidade de Varginha (MG), o evento Minas em Negócios. Voltado ao mercado multisetorial, com foco em comércio exterior e logística, o evento é uma oportunidade única para empresas de vários setores, já que o objetivo do Minas em Negócios é promover uma plataforma de negócios capaz de atender aos interesses dos expositores, a fim de promover transações satisfatórias. Somada ao crescimento contínuo do estado mineiro, o Minas em Negócios vem potencializar esse desenvolvimento.

Fonte: com Assessoria de Comunicação e Jornal Estado de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *