Varginha é destaque no programa Caminhos da Roça

Imprimir

Através da principal riqueza que a cidade produz e negocia, que é o café, Varginha foi destaque no programa Caminhos da Roça. O presidente do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais – CCCMG, Archimedes Coli Neto, participou do programa exibido no dia 09 de setembro de 2011, pela EPTV.

Infelizmente o programa não foi exibido no Sul de Minas em decorrência da final da Copa EPTV de Futsal, transmitido no mesmo horário. O programa, que foi gravado na Fazenda Pedra Negra, foi exibido somente pelas afiliadas do interior de São Paulo. Na oportunidade, Archimedes falou sobre o mercado cafeeiro em grande expansão, além de economia e como funciona a instituição que agrega todos os setores da cadeia do café.

Confira o video editado: 

Baixe o Adobe Flash Player

Confira abaixo o registro dos bastidores do programa sobre a visita em Varginha:

Colocar o pé na estrada, encarar mais 4 horas de viagem para chegar ao nosso destino da semana e com uma paisagem de deixar a gente tonto… Assim foi a trajetória do início das gravações do Caminhos da Roça desta semana. Fomos até Varginha conhecer a fazenda Pedra Negra, produtora de café das mais importantes da região.

Quando eu falo que a paisagem deixa a gente tonto, no meu caso não é só pela beleza, confesso! É que quando pego estradas com muitas curvas e fico “sambando” dentro do carro…minha gente… o estômago vai a mil! Hahahaha! Juro gente! Fico tontinha da Silva! Mas tirando isso, os lugares por onde a gente passa nas estradas quando vai pro sul de Minas, são liiindos! Se você ainda não fez um caminhos desses, faça! Não vai se arrepender! O Caminhos indica e assina embaixo!

Essa belezura de propriedade, a Pedra Negra, tem cerca de 200 anos e desde o início produz café, além de gado de corte e cavalos. Atualmente a fazenda está sendo administrada por José de Rezende Pinto Neto e família (terceira geração ), onde o forte é a produção de café certificado, cerca de três mil sacas por ano.

A fazenda também tem eucaliptos, árvores frutíferas, áreas verdes e muitas flores. O lugar é bonito por fora e por dentro, digo isso, pois ficamos “embasbacados” quando entramos na casa…centenária, com um pé direito altíssimo, assoalho e teto de madeira, detalhes da criação e de prêmios dos cavalos, símbolos religiosos e uma pequena capelinha dentro da sala! Um sinal de devoção da família, que fica claro aos olhos dos visitantes logo que se adentra a casa.

As filhas dos proprietários e uma amiguinha delas que estavam lá, ficaram ao nosso lado o tempo todo admirando o trabalho, fazendo várias perguntas e se deliciando com as pegadinhas do Barnabé que sempre consegue entreter todo mundo durante as gravações!Então vamos lá: o principal assunto do programa da semana é a cafeicultura, que vive um ótimo momento. De otimismo mesmo! Os cenários interno e externo são muito positivos e as projeções são ainda mais animadoras.

Quem ajudou a gente a entender porque isso está acontecendo e quais as consequências para o nosso dia-a-dia foi o Presidente do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais, Archimedes Coli Neto. Ainda sobre café, os repórteres Vinícius Marra e Claudemir Camilo fizeram uma reportagem mostrando as mudanças que ocorrem em uma fazenda de café que recebeu investimentos, já que a dica dos economistas é investir dinheiro no próprio negócio. Outra reportagem sobre café mostra como as mudanças do tempo estão atrapalhando o desenvolvimento da próxima safra na região de Franca.

Clique aqui para conferir a galeria de fotos.

Um forte abraço!
Inté minha gente!!!

Fonte: EPTV.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *