UFLA promove treinamento e certificação internacional para degustadores de café

Imprimir

Desenvolvido pelo Coffee Quality Institute (CQI), o programa de certificação internacional de profissionais classificadores e degustadores de café é conhecido no mundo todo como Q Grader System. Com base na metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA na sigla inglesa), o treinamento e a certificação conferem ao degustador certificado a chancela e a credibilidade para avaliar cafés de diferentes origens produtoras. Apesar de ser líder em produção e o segundo país no ranking mundial de consumo de café, o Brasil tem apenas 52 profissionais certificados como Q Grader, enquanto existem mais de mil certificados em todo o mundo.

Com base em uma demanda crescente por este profissional, terá início no dia 3 de fevereiro a primeira turma da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para o treinamento e exame Q Grader em parceria com a Academia do Café, empresa sediada na capital mineira. O curso será ministrado no Pólo de Tecnologia em Qualidade do Café – CEPECAFÉ/UFLA, sob a coordenação da professora Rosemary Gualberto Pereira, do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) e o treinamento e exames serão aplicados por instrutores reconhecidos internacionalmente.  Estão programadas quatro edições ao longo de 2012, com 18 vagas por turma. A próxima tem previsão de acontecer no final de março

A formação de um Q Grader abrange conhecimento de todas as etapas de produção do café. Os participantes devem passar por rigoroso treinamento e exames, durante 40 horas de curso, em cinco dias. É dividido em 22 seções, como classificação, identificação de torra, habilidades sensoriais e triangulação sensorial. O exame é composto pelos seguintes itens: conhecimentos gerais do café, testes de habilidade sensorial, teste olfativo, teste de triangulação, teste de ácidos orgânicos, identificação de amostras de torras, café verde, teste de torra e testes de xícaras (sensorial).

Os aprovados no Curso de Certificação Q Grader estão autorizados a usar o logotipo e a nomenclatura “Licensed Q Grader” como crédito profissional.

Instrutores:
Marty Curtis – licenciado pelo CQI, ministra, há mais de 20 anos, cursos de Cupping da SCAA e Q Graders em mais de 10 países. Trabalha no ramo de café há mais de 34 anos.

Bruno Souza – presidente da Beccor (importadora americana de cafés especiais brasileiros) e diretor da Academia do Café, instrutor assistente Q Grader e tradutor do curso.

Data da 1ª turma: 3 a 7 de fevereiro de 2012

Local: Polo de Tecnologia em Qualidade do Café – CEPECAFÉ – UFLA

Investimento: R$ 3.000,00

Informações e inscrições:  academiadocafe@gmail.com – (31) 3223-8565 (31) 9296-6716 e (35) 3829-1578

Fonte: Polo de Excelência do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *