UFLA participa de assembleia geral do ConCafé

Imprimir
Foi realizada na última sexta-feira, dia 15, a terceira assembleia geral do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste Mineiro (ConCafé), na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas.

Solenidade de abertura da 3ª assembleia do ConCafé
Solenidade de abertura da 3ª assembleia do ConCafé

Prefeitos de diversos municípios do estado, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), sindicatos, associações e instituições de ensino estiverem presentes no evento. O Polo de Excelência do Café e a Agência de Inovação do Café (InovaCafé), órgãos sediados na Universidade Federal de Lavras (UFLA), foram representados pelo professor do Departamento de Administração e Economia, Paulo Henrique Leme e pelo coordenador de pesquisas e serviços em gestão do Centro de Inteligência em Mercados da UFLA, Diego Humberto de Oliveira.

Durante a assembleia foram apresentadas diretrizes e ações do setor cafeeiro de grande impacto direcionadas para as regiões sul e sudoeste mineiro, regiões que em conjunto, se tornam a maior região produtora de café do mundo, também foram definidos três eixos estratégicos fundamentais para atuação do ConCafé: o marketing dos cafés, das pessoas e da região Sul e Sudoeste de Minas Gerais; a difusão de informações para promover o fluxo de dados de qualidade para os cafeicultores sobre o mercado nacional e internacional; e a promoção e interlocução setorial para consolidar o desenvolvimento da região.

O professor Paulo Henrique Leme, apresentou o planejamento de atividades do consórcio e falou sobre os efeitos das recentes chuvas na qualidade da safra e os reflexos no mercado cafeeiro, “acreditamos na articulação do Polo e da Agência de Inovação do Café com projetos como o ConCafé, juntos conseguiremos contribuir com a cafeicultura e com o fortalecimento do nosso estado”, ressalta.

Café na UFLA

A Universidade Federal de Lavras integra diversas iniciativas voltadas para o desenvolvimento da cafeicultura, os ambientes abrigados na universidade contribuem com a geração de pesquisas, inovações e tecnologias voltadas para o mercado. Atualmente a InovaCafé é o espaço que promove a sinergia entre estudantes, professores e pesquisadores da UFLA.

Texto: Vanessa Trevisan (Ascom InovaCafé)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *