Transferência de Tecnologia Agroecologia e produção orgânica

Imprimir

No próximo dia 12 (terça-feira), Embrapa e Senar realizam o Seminário de Sistemas Orgânicos de Produção no Parque de Exposições – PAD-DF, em Brasília. O evento é voltado para técnicos extensionistas, produtores rurais, estudantes e consumidores de produtos orgânicos. O objetivo é abordar princípios, métodos e práticas agroecológicas utilizadas em sistemas orgânicos de produção, a fim de motivar a adoção desses métodos, além de promover a disseminação de tecnologias agroecológicas.

O seminário marca o início da Semana dos Alimentos Orgânicos do Distrito Federal. Tem a parceria de Emater-DF, CNPq, Agrobrasília, Sindiorgânicos-DF e CPORG-DF. O Parque de Exposições Ivaldo Cenci, PAD-DF, fica na BR-251, Km 5, sentido Brasília-Unaí. Inscrições gratuitas no local do evento.

Sistema orgânico de produção é todo aquele que mantém uma visão holística da propriedade que integra animais e vegetais. Não permite o uso de agrotóxicos, medicamentos químicos, hormônios sintéticos e de transgênicos; restringe a utilização de adubos químicos; inclui ações de conservação dos recursos naturais; e considera aspectos éticos nas relações sociais internas da propriedade e no trato com os animais.

No Brasil, existem 90 mil produtores orgânicos, sendo 14 mil certificados. Movimentaram 200 milhões de dólares com produtos animais, vegetais e coprodutos, colocando o país na décima terceira posição em produção e o quinto em área (1,77 milhões hectares) do mundo. Os principais produtos brasileiros de origem vegetal são soja, hortaliças, café, frutas, palmito, cana-de-açúcar e milho. Na pecuária, destaque para carne de frango e bovina, ovos e leite. A respeito deste último, a pesquisadora Maria de Fátima Ávila Pires irá apresentar a palestra "Controle sanitário alternativo, bem-estar e homeopatia".

Fonte: Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *