Tradicional café mineiro promete surpreender no Madrid Fusión

Imprimir

Símbolo da hospitalidade mineira, o café é um dos produtos mais apreciados em Minas e um dos representantes do Estado e do Brasil no Madrid Fusión, maior evento gastronômico do mundo, que está sendo realizado na Espanha. A iguaria mineira é o tema do segundo vídeo da série “Minas, o estado da gastronomia”, exibida pela Agência Minas nesta semana.

O evento em Madri será uma oportunidade de apresentar o tradicional cafezinho mineiro para o mundo. Além do tradicional cafezinho mineiro, o pão de queijo e a cachaça também foram os escolhidos para representar Minas no evento.

No Brasil, Minas é o maior produtor de café do país, com 1.440 propriedades cafeeiras certificadas. Em 2012, foram produzidas mais de 26 milhões de sacas, um recorde que também confirma Minas como maior exportador do grão no Brasil.

“O café é bastante importante para o Estado. É o segundo produto hoje na pauta de exportações mineira, perdendo só para o minério de ferro. Como produto agrícola, já é o principal”, afirma o gerente executivo do Polo do Café, Edinaldo Abrahão.

A iguaria também faz bem pra saúde. “O café combate os radicais livres porque tem compostos antioxidantes; auxilia na prevenção da diabetes tipo 2 e na prevenção de doenças hepáticas. Tem sido também comprovado o seu efeito benéfico na prevenção de alguns tipos de câncer de pele”, observa a professora de tecnologia em pós-colheita do café, Rosemary Pereira.

Tanto prestígio levou o Governo de Minas a criar o Fundo Estadual do Café para dar apoio financeiro ao setor. O objetivo é melhorar a qualidade do café mineiro, que está cada vez mais internacional.

 
Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *