Trabalhadores rurais aprendem a identificar e combater pragas e doenças do café

Imprimir
Para aprender a identificar e combater as pragas e doenças que atingem os cafezais, nove trabalhadores rurais de Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, participaram do curso de Manejo Integrado de Pragas e Doenças, realizado pelo Sistema Faemg / Senar Minas em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município.

“O trabalho bem feito evita gastos desnecessários com mão-de-obra e produtos e o desgaste de máquinas. Ao mesmo tempo, reduz problemas relacionados ao uso indiscriminado de agrotóxicos, preservando a natureza. Mesmo os participantes que já trabalhavam com café, estavam muito inseguros com relação às pragas e doenças. Após o curso, percebi que estão mais seguros e tenho certeza que vão desempenhar um trabalho eficiente e de qualidade”, comenta o instrutor Vanderlei Rodrigues.

Durante o curso, que teve duração de três dias, os trabalhadores rurais aprenderam com o instrutor Vanderlei Rodrigues sobre as principais pragas e doenças que atingem o café, as técnicas para identificá-las e localizá-las nos cafezais e as técnicas de combate biológico e químico. Eles aprenderam ainda cuidados com a própria segurança durante o trabalho e cuidados com o meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Imprensa Senar Minas Regional Patos de Minas