Tiago Rocha e Emerson Nascimento são campeões de Latte Art e CIGS

Imprimir
Tiago Rocha, da Supernova (Curitiba-PR), e Emerson Nascimento, do Coffee Five (Rio de Janeiro-RJ), tiveram as melhores performances no último fim de semana, superaram dezenas de competidores e se sagraram campeões brasileiros de Latte Art e Coffee in Good Spirits (CIGS), respectivamente. Os dois carimbaram seus passaportes para Varsóvia, na Polônia, onde representarão o Brasil nos campeonatos mundiais dessas categorias, em junho de 2020, na feira World of Coffee.

Os Campeonatos Brasileiros de Latte Art e CIGS foram realizados, entre 16 e 18 de agosto, dentro do “São Lourenço Coffee Music”, pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), como ação do projeto setorial “Brasil. A Nação do Café”, em parceria com as empresas Unique Cafés Especiais e Production Eventos, em São Lourenço, no Sul de Minas Gerais.

Para o campeão de Latte Art, o trabalho da BSCA e da Apex-Brasil é muito importante aos baristas, que evoluem profissionalmente através dessas ações. “Competições como essa nos levam mais à frente. Ao buscarmos visibilidade, acabamos tendo mais contatos, aprendizados, além de reconhecimento. Todo barista deveria participar, ao menos uma vez, não só buscando pódio ou ganhar, mas pela experiência que esse trabalho da BSCA proporciona a todos que gostam de café”, comenta Rocha.

Nascimento também destaca a importância das atividades desenvolvidas através do projeto “Brasil. A Nação do Café” para a valorização dos baristas. “A realização do campeonato foi impecável. A BSCA tem sido incrível e muito empenhada em dar suporte aos baristas brasileiros, o que, certamente, fará com que esses profissionais do país sejam campeões mundiais. Através do incentivo à capacitação e a aprimoramentos, a Associação faz surgir cada vez mais baristas muito bem treinados e preparados nas competições”, aponta o campeão de CIGS.

Os campeonatos de barismo tem o objetivo de estimular a capacitação desses profissionais no Brasil e contribuir para a educação do consumidor a respeito do segmento dos cafés especiais. “Os baristas são fundamentais para disseminar a cultura do produto entre os consumidores. Eles extraem bebidas com o máximo de qualidade, apresentando suas características, o que valoriza esse café de excelência junto ao público final”, destaca a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira.

A Associação é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição da à BSCA o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.

SOBRE A APEX-BRASIL 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços nacionais no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência atua, ainda, de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) ao país com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas nacionais e do Brasil.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil com foco na promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá até maio de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa BSCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *