Terça-feira começa com chuva em boa parte do país

Imprimir

A terça-feira (18) começa com chuva em boa parte do Brasil, a umidade da Amazônia traz precipitações mais fortes a São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Amazonas.

Por outro lado, o dia começa com tempo seco em boa parte do Rio Grande do Sul, norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, leste de Minas Gerais, Bahia, leste do Nordeste e Roraima. De acordo com a SOMAR Meteorologia, a sensação será de abafamento em praticamente todo o Brasil, mesmo nas áreas onde há previsão de chuvas fortes.

Além disso, nesta semana haverá uma mudança das áreas com temporais. Os grandes temporais saem do Estado do Rio de Janeiro e passam a atingir São Paulo, Paraná e sul de Minas Gerais. Segundo os meteorologistas da SOMAR, não dá para descartar completamente chuvas fortes na região serrana do Rio, mas sem dúvida a situação será bem melhor nesta semana. A tendência é de que os trabalhos de resgate e reconstrução das cidades sejam bem mais ágeis em relação à semana passada com menos chuvas.

Por outro lado, o sul de Minas Gerais e, principalmente, o Estado de São Paulo, devem passar por uma semana crítica. Isso porque, o nível de rios já está muito elevado e o solo extremamente encharcado.

Confira a previsão por Região:

SUL
A previsão é de chuvas com baixo acumulado no oeste e nordeste do Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e boa parte do Paraná. Apenas em algumas localidades do norte do Paraná, a chuva promete ser mais intensa. O calor prossegue em toda a Região, a máxima chega aos 35°C no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul.

SUDESTE
Chuva de elevado acumulado em São Paulo, sul do Rio de Janeiro e no sul e sudoeste de Minas Gerais. O excesso de nuvens deixa a temperatura máxima baixa entre São Paulo e o sul de Minas Gerais. Por outro lado, no Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e em boa parte do centro e norte de Minas Gerais, o tempo permanece seco e quente. Na região serrana do Rio pode chover forte, porém de forma isolada, a partir do fim da tarde.

CENTRO-OESTE
Ainda chove em boa parte da Região, com acumulados elevados no leste e norte de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e em boa parte de Mato Grosso. A invernada dá uma trégua à Mato Grosso do Sul, onde a previsão é de temperatura máxima bastante elevada. Por outro lado, a temperatura máxima ainda permanece baixa no sudoeste de Goiás e em boa parte de Mato Grosso, com chuvas constantes e tempo fechado.

NORDESTE
Áreas de instabilidade causam chuva isolada e com baixo acumulado, especialmente no norte da Região. Apenas no oeste do Maranhão, a chuva promete ser mais intensa. O calor predomina em toda a Região, com máxima entre 32°C e pouco mais de 35°C.

NORTE
O dia será de possíveis temporais no sudoeste do Pará, centro e sul do Amazonas e em Rondônia. O excesso de nuvens deixa a temperatura máxima mais baixa no sudoeste do Pará, Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Por outro lado, na maior parte de Roraima, o tempo permanece seco, ensolarado e quente.

Fonte: Tempo Agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *