Tempo: Instabilidades aumentam sobre o Centro-Sul e inverno termina com tempestades em MS, PR, RS, SC e SP

Imprimir

Mapa com imagem de satélite para todo o Brasil nesta quinta-feira (20) – Fonte: Inmet

Instabilidades ganharam mais força em toda a faixa Centro-Sul do Brasil nas últimas horas e chuvas fortes são esperadas em estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste nesta quinta (20) e sexta-feira (21). O inverno se encerra no sábado (22) já com cara de primavera.

“Apenas a Região Nordeste não teve eventos de chuva intensa até agora. A mudança na circulação de ventos sobre o Brasil foi tão eficiente, que o ar úmido e quente se espalhou de Norte a Sul permitindo o crescimento de muitas nuvens bastante carregadas”, destacou a Climatempo.

Bons volumes de chuvas retornaram ao Centro-Sul do país desde o final da semana passada após um período mais seco. Produtores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná já estão liberados para iniciar o plantio da safra de verão, enquanto que em Goiás e Minas Gerais o vazio termina no dia 30.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (21/08 a 23/09) em todo o Brasil:

Fonte: Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para perigos decorrentes com a previsão de tempestades nesta quinta e também na sexta-feira em diversas áreas dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

As chuvas ficarão entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia e serão acompanhadas, em alguns locais, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Segundo a Climatempo, a primavera começa no sábado às 22h54. Mas uma condição da estação já é vista no país. “Daqui para frente, até o fim do verão de 2018/2019, serão muitos dias preocupantes por causa dos problemas relacionados com os temporais (e também a falta da chuva) que se espalham e ficam mais frequentes pelo país”.

Veja o mapa das áreas com avisos nesta quinta-feira:

Fonte: Inmet

De acordo com levantamento do Inmet, os cinco maiores volumes acumulados em todo o Brasil ontem (19) foram em: Conceição do Mato Dentro (MG): 54,6 mm, Guanhães (MG): 28,0 mm, Luziania (GO): 24,4 mm, Tucumã (PA): 21,0 mm e Cristalina (GO): 20,2 mm.

Ainda nesta quinta-feira, segundo o Inmet, a baixa umidade deve imperar sobre a Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 3 dias em todo o Brasil:

Fonte: Inmet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *