Temperaturas permanecem estáveis no fim de semana no Sul de Minas e previsão é de continuidade

Imprimir
As temperaturas permaneceram estáveis neste fim de semana no Sul de Minas, mesmo com previsão de neve no Parque Nacional do Itatiaia em Itamonte (MG). Na manhã desta segunda-feira (3), a temperatura mais baixa da região foi registrada em Maria da Fé, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), onde os termômetros marcaram 5°C. A previsão é que a média de temperatura permaneça estável nos municípios da região.

No distrito Monte Verde (MG), foi registrado 6°C, em Passa Quatro 9,5°C e em Passos 8,3°C. Segundo o Inmet, as temperaturas devem permanecer estáveis nesta semana e não há previsão para queda. Além disso, a sensação térmica foi praticamente a mesma da temperatura registrada devido ao vento fraco.

Neve na região
Mesmo com a alta probabilidade de neve no Parque do Itatiaia em Itamonte, o fenômeno não ocorreu neste fim de semana. De acordo com César Caffé, funcionário do parque, para nevar seria necessário unir três fatores: chuva, altitude e baixas temperaturas. As temperaturas ficaram abaixo de zero e as rajadas de vento chegaram a 40 km/h a 2.450 metros de atitude, mas não choveu, o que impossibilitou que a neve caísse no parque.

Durante o fim de semana, centenas de moradores e turistas visitaram o parque à espera do fenômeno. Segundo Caffé, somente no domingo, 1.476 pessoas passaram pelo local para tentar ver neve no Sul de Minas.

Centenas de pessoas passaram pelo parque à espera de neve em Itamonte (Foto: Thiago Luz/EPTV)

As temperaturas negativas são comuns no parque durante o inverno pela altura da região. O ponto mais alto do parque, que fica no maciço das Agulhas Negras, atinge 2.791,55 metros de altitude, e é considerado o quinto pico mais alto do Brasil, segundo dados do IBGE.

Caso a previsão tivesse acontecido, essa não seria a primeira vez que o fenômeno aconteceria no local. Já teve queda de neve no Parque Nacional do Itatiaia em 1985, 1988 e 2012.

Fonte: G1 Sul de Minas e fotos de Thiago Luz/EPTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *