Tem início o Circuito Mineiro de Cafeicultura 2014; evento começou em Claraval

Imprimir

Teve início na quinta-feira (03/04/14) em Claraval, Sul de Minas, o Circuito Mineiro de Cafeicultura 2014. O circuito vai percorrer diversos municípios para debater temas relevantes para o setor. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa),Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG),Universidade Federal de Lavras (UFLA) e prefeituras em parceria com outras instituições públicas e privadas.

Durante o circuito serão realizadas palestras, oficinas e dias de campo. O circuito levará aos cafeicultores informações sobre o manejo da cultura e novas tecnologias. "Um dos objetivos do Circuito é estreitar as relações de toda a cadeia produtiva do café, com a tentativa de melhorar a rentabilidade para todos. Isso desde o produtor até o consumidor, para que este tenha um melhor produto", explica o gerente da regionalEmater-MG de Lavras, Marcos Fabri.

O Circuito Mineiro de Cafeicultura está programado para acontecer em 12 etapas. Cada uma em um município diferente do Sul de Minas Gerais. A primeira etapa do circuito aconteceu no município de Claraval. De acordo com o gerente regional da Emater-MG em Passos, Edson Gazeta, o evento fortalece a cafeicultura na região. "O evento é de grande relevância para o município de Claraval, que é um grande produtor de café", completou.

A programação do evento é composta por palestras que abordam temas como novas técnicas de adubação nitrogenada, análise foliar, adubação adequada e a comercialização de cafés de qualidade por meio do cooperativismo. Segundo o extensionista do escritório da Emater-MG em Claraval, Enes Pereira, "a previsão é que cerca de 500 pessoas entre produtores rurais, estudantes, técnicos e lideranças da região participem do evento". .

Calendário do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2014:

Claraval – 3 de abril

Passos – 9 de abril

Nova Resende – 10 de abril

Paraguaçu – 16 de abril

Três Pontas – 30 de abril

Pedralva – 6 de maio

Lavras – 8 de maio

Guaxupé – 14 de maio

Carmo da Cachoeira – 22 de outubro

Ouro Fino – 23 de outubro

Campo Belo – 6 de novembro

Fonte: Agência Minas via Rede Social do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *