Tem início a Semana Fairtrade na UFLA

Imprimir
Foi dada a largada para a Semana Fairtrade, que acontece de 21 a 25 de maio, na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Desde a manhã desta segunda-feira (21/05), na Cafeteria CafEsal, estão sendo oferecidos cafés de produtores com certificação Fairtrade em diferentes métodos de preparo. Além disso, foi concebida, especialmente para a semana, uma bebida à base de café harmonizada com suco de laranja, também com certificação.

Além das ações na Cafeteria Escola, estão previstas, ao longo de toda a semana, reuniões internas e encontro de produtores com a comunidade acadêmica, dentro do projeto “Universidades Latino-Americanas pelo Comércio Justo”. As atividades são coordenadas pela Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR) e pela Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo (CLAC), em parceria a Agência de Inovação do Café (InovaCafé) e a Cafeteria CafEsal.

O Fairtrade contribui para o desenvolvimento sustentável ao proporcionar melhores condições de troca e a garantia dos direitos para produtores e trabalhadores à margem do mercado. Trata-se de uma parceria comercial, baseada no diálogo, na transparência e no respeito, visando maior equidade no comércio internacional. Além disso, busca-se contribuir para o desenvolvimento sustentável, por meio de melhores condições de troca e garantia dos direitos para produtores e trabalhadores à margem do mercado, principalmente no Hemisfério Sul.

Confira a programação completa:
*21 a 25/05, a partir de 8h, na Cafeteria CafEsal: Semana dos Cafés Certificados Fraitrade;
*22/05, às 8 horas, no Centro de Cultura/UFLA: abertura oficial reunião de consulta entre as organizações certificadas para trabalhar o planejamento estratégico da CLAC 2019-2021 (evento interno, não aberto ao público);
*23/05, às 8 horas, no Centro de Cultura/UFLA: reunião da segunda rodada de consulta de revisão do critério de Pequenos Produtores Fairtrade (evento interno, não aberto ao público);
*24/05, às 8 horas, no Anfiteatro da InovaCafé: reunião aberta a toda comunidade acadêmica (discentes e docentes) com produtores da BRFAIR e associações de cafeicultores e produtores de laranja vinculados ao Fairtrade. Culminância das atividades, à tarde, na Cafeteria CafEsal.

Fonte: Ascom InovaCafé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *