Tarcísio Rabelo assume presidência da COCCAMIG

Imprimir

No último dia 31 de março, o produtor rural e atual presidente da COOPERCAM, de Campos Gerais (MG), Tarcísio Rabelo (foto abaixo), foi eleito presidente da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais – COCCAMIG, situada em Varginha (MG), tendo como vice o atual presidente da COOPERVAS, de São Gonçalo do Sapucaí (MG), Leonardo Brandão.

Rabelo será sucessor de José Edgar Pinto Paiva, que comandou a entidade por 26 anos. “A maior conquista da COCCAMIG nestes anos foi mantê-la ativa, depois de muitas lutas. Hoje ela se encontra unida, em termos de metas, e com perspectivas brilhantes para o futuro”, comenta o ex-presidente.

Contando com 15 cooperativas em seu quadro de associados, a COCCAMIG atua como central de compras de insumos, comercialização de café físico e futuro e iniciou suas atividades também na comercialização e exportação de cafés especiais. “Temos um provador especializado e certificado para identificar os cafés especiais entregues nas cooperativas e, recentemente, contratamos uma consultora de muita experiência, que será responsável pela parte comercial, ou seja, levantará a demanda do mercado, trará o cliente para conhecer o produto e sua origem, fará a negociação e acompanhará toda a logística até o produto chegar ao comprador”, detalha o novo presidente.

Tarcísio Rabelo já fazia parte da COCCAMIG como coordenador da área de café. De acordo com ele, a Central já possui uma estrutura boa para atender às necessidades das cooperativas, seja em compra de insumos ou na comercialização do produto. “Contratamos uma corretora que presta serviços técnicos e de comercialização de café. Também temos uma pessoa que cuida da mesa de mercado, abastece as cooperativas de informações e coordena a comercialização e a negociação com o mercado futuro”, enumera.

Apesar dos trabalhos estarem em seu estágio inicial, a expectativa da nova diretoria para colher os frutos dos investimentos feitos é grande. “O grande desafio que temos pela frente é dar continuidade à união que alcançamos nos últimos anos e ampliar o nosso quadro de associados, trazendo novos parceiros para agregar valor e nos tornar ainda mais fortes”, projeta Leonardo Brandão (foto ao lado), atual presidente da COOPERVAS e vice-presidente eleito da COCCAMIG.

Fonte: Ascom COCCAMIG – Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais Ltda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *