Tamanho da safra 2012/13 de café no Brasil é incerto, aponta OIC

Imprimir

O tamanho da safra 2012/13 de café do Brasil tem sido questionado intensamente, segundo a Organização Internacional do Café (OIC), já que algumas fontes independentes têm feito previsões substancialmente maiores que as oficiais, enquanto agrônomos alertam para condições climáticas desfavoráveis.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção brasileira será de 50,6 milhões de sacas. A safra, que começou a ser colhida recentemente, corresponde a um ciclo de alta de produção.

A OIC observou, contudo, que alguns agrônomos apontam para uma falta de chuvas em várias áreas nas quais os grãos estão na fase de desenvolvimento, particularmente na Zona da Mata mineira, Bahia e Espírito Santo.

A OIC afirma que "há perspectivas limitadas de aumento na produção de café em outros países". "Os custos da mão de obra e os preços mais caros dos produtos derivados do petróleo devem ter um impacto negativo na renda dos agricultores, repercutindo na produtividade". As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *