Substância do café pode proteger a pele da radioterapia

Imprimir

Substâncias naturais podem servir de proteção para os efeitos colaterais da radioterapia. Um estudo internacional mostrou que células tratadas com produtos orgânicos desse tipo diminuíram os efeitos nocivos dos raios gama em até 40%, evitando a destruição e a mutação do material genético da estrutura viva.

Se tiverem a eficácia comprovada em humanos, esses compostos servirão para a fabricação de uma droga capaz de proteger pacientes que sofrem com os danos do tratamento contra cânceres.

Para esse experimento, foram usados os ácidos rosmarínico, cinâmico e cafeico, derivados do alecrim, da canela, do café e da alcachofra, respectivamente. Essas substâncias já provaram ter propriedades antioxidantes e protetoras contra os efeitos nocivos do sol e do câncer e são usadas em tratamentos dermatológicos.

"Doses não tóxicas mostraram que elas induzem a radiosensibilização em células tumorais. Então, esse estudo procura mostrar como também podem ser radioprotetoras", explica Faruck Lukmanul Hakkim, pesquisador da Universidade de Nizwa, no Omã. O estudo foi publicado no International Journal of Low Radiation e contou com a colaboração de cientistas do Japão, da Índia, da Austrália e da Coreia do Sul.

Fonte: Bonde Via Saúde Plena

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *