Starbucks Brasil e Braskem lançam iniciativa inédita

Imprimir

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, lança uma iniciativa inédita em parceria com a Starbucks® Brasil: trata-se de um projeto-piloto que utiliza o Plástico Verde I’m Green™, copos de plástico reciclados e borra de café para a fabricação de cestos de lixo para lojas selecionadas. As lixeiras já estão sendo utilizadas na loja localizada na Rua Gomes de Carvalho, em São Paulo.

As unidades da Starbucks no Brasil serão as primeiras no mundo a utilizar o material de descarte como matéria-prima para cestos de lixo que serão colocados nas áreas de trabalho internas das lojas, fechando efetivamente um ciclo virtuoso.

A produção dos cestos, que têm o aroma característico de café, consiste na coleta dos copos e da borra da bebida, que são lavadas e moídas, para a retirada de todos os resíduos orgânicos. A água utilizada nesse processo também passa por uma etapa de descontaminação em uma estação de tratamento de efluentes. Em seguida, o material passa por um processo de extrusão, com a adição do Plástico Verde e da borra de café, que é coletada nas lojas da Starbucks e dá o aroma característico do produto.

“Essa parceria é mais um exemplo da atuação da Braskem utilizando a inovação a serviço de soluções sustentáveis. A participação da Braskem com o Plástico Verde mostra que empresas de todo o mundo tem encontrado no conceito uma alternativa sustentável para os seus negócios”, diz Alexandre Elias, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.

“Gerir o impacto ambiental do nosso negócio requer colaboração, inovação e melhoria contínua”, afirma Anna Sortino, Especialista de Materiais da Starbucks Brasil. “Ao trabalhar com a Braskem e outras empresas brasileiras, fomos capazes de utilizar os produtos do núcleo de operações da loja – a borra do nosso café e copos plásticos transparentes – e unir ao Plástico Verde para compor as lixeiras do projeto. É este tipo de colaboração que está nos ajudando a testar ideias que impactam positivamente o nosso negócio e nossa comunidade”, finaliza a especialista da rede de cafeterias.

Plataforma para valorização de resíduos plásticos

A parceria com a Starbucks é uma das iniciativas da plataforma de valorização de resíduos plásticos da Braskem, chamada Wecycle e lançada com o objetivo de fomentar negócios e soluções que envolvam a reciclagem do plástico por meio de parcerias com organizações que já atuam ou têm interesse em atuar no segmento.

Apresentada durante a Feiplastic, feira que acontece entre 04 e 08 de maio, em São Paulo, a iniciativa reforça o compromisso da Braskem com a cadeia do plástico no Brasil, bem como com a inovação e tecnologia para a sustentabilidade.

Entre os pilares de atuação da plataforma Wecycle, destacam-se o desenvolvimento de produtos com conteúdo reciclado pós-consumo para projetos específicos, certificação ou qualificação de processos e produtos e ações de responsabilidade social voltadas à reciclagem e valorização de resíduos plásticos.

Além da parceria com a Starbucks®, outras iniciativas estão sendo apresentadas na Feiplastic, como soluções que envolvem o desenvolvimento de polietileno e polipropileno com conteúdo reciclado pós-consumo e o programa ser+ realizador, que promove a inserção social e econômica de catadores de materiais recicláveis como empreendedores em diversas regiões do país.

Fonte: Agência Alagoas via Alagoas 24 Horas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *