Starbucks, 40 anos, planeja expansão no Brasil

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Casa, trabalho e Starbucks. Essa é a estratégia adotada pela maior rede de cafés do mundo: ser o "terceiro lugar" de cada pessoa para se estar. A proposta da companhia, que completou 40 anos na semana passada, é oferecer ambientes acolhedores, onde os consumidores possam ouvir músicas e encontrar amigos. Essa é uma parte do conceito que a companhia chama de “Experiência Starbucks”, que deve ganhar mais espaço no Brasil em 2011.

Para celebrar o aniversário, a cafeteria apresentou novo logo (que chegou a causar rebuliço quando foi exibido na internet, em janeiro), novos produtos e um plano de expansão mundial. Na nova marca não há o nome da empresa – somente a sereia, símbolo da marca. O ícone já está impresso nos aventais dos funcionários, em menus e nos clássicos copos da empresa em todo mundo. Em relação à área externa das lojas, apenas quatro possuem o novo logo – entre elas a unidade de Times Square, em Nova York. Elas serão instaladas pouco a pouco nas demais.

No País, onde a marca está presente desde dezembro de 2006, também haverá comemoração. De acordo com Debora Craig, gerente de marketing do Starbucks Brasil, não há previsão de quando o exterior das lojas será alterado. No entanto, existem novidades no cardápio em função do aniversário.

O conceito “Experiência Starbucks” será ampliado no Brasil. Atualmente, a rede conta com 24 lojas montadas em São Paulo, Campinas (interior paulista) e Rio de Janeiro. “A Starbucks acredita no Brasil e pretende expandir suas atividades no País”, diz Debora, sem revelar, contudo, quando e como esse projeto acontecerá.

O fato é que os países emergentes têm atraído a companhia, uma vez que foram abertas recentemente lojas na Índia e China, esta última já com o novo logo da marca. Atualmente, a rede soma 16 mil lojas no mundo.

No caso da expansão no Brasil, outro fator que impulsiona o plano é o rearranjo societário da companhia por aqui. Em agosto do ano passado, a Starbucks Corporation adquiriu todo o controle das operações em território nacional, que antes era regida por uma joint venture entre a Starbucks e parceiros locais – a rede norte-americana detinha 49% das ações. A primeira loja aberta após a aquisição foi uma unidade na Barra da Tijuca, no Rio, em dezembro. Ela engloba o conceito da marca, priorizando o atendimento e o conforto.

O lançamento mundial do logo aconteceu no mesmo período do Carnaval. Já que a novidade se perderia em meio à folia, o escritório no Brasil organizou na terça-feira, 15, um brinde de Starbucks Tribute Blend, um dos produtos criados para o aniversário. O brinde tem horários definidos (12h, 16h e 19h) e poderá ser “curtido” via Facebook. Para os brasileiros, foram elaboradas novas receitas de bebidas e sobremesas. Dentre as últimas, as Cake Pops, incluíram diferentes sabores de brigadeiro, sobremesa típica do Brasil.

Fonte: m&m online

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