Sistema FAEMG promove cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Rural em Belo Horizonte

Imprimir
Com a décima edição da premiação da Medalha do Mérito Rural, a FAEMG – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – comemorou, em BH, o Dia do Produtor Rural Mineiro. Foram homenageadas 17 pessoas e instituições que prestaram relevantes trabalhos ao meio rural.

O presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões, destacou a importância da premiação para valorização do setor, que representa mais de um terço da economia mineira: “É motivo de satisfação comemorar o Dia do Produtor Rural Mineiro, os 67 anos da FAEMG e a 10ª edição da Medalha do Mérito Rural. A luta continua. Apesar de todos os problemas, continuamos com a nossa tarefa de superar os obstáculos que fazem parte da vida do produtor rural. Não nos intimidamos”.

A Grande Medalha deste ano foi entregue ao presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes. Mineiro de Bom Despacho, graduou-se em Agronomia pela UFV – Universidade Federal de Viçosa, fez mestrado em Genética pela Purdue University (EUA), doutorado em Genética Molecular pela University of Arizona (EUA) e pós-doutorado pelo Departamento de Agricultura da FAO-ONU (Roma-Itália). Atuou como pesquisador da Epamig e, desde 1989, integra o quadro da Embrapa. Na empresa, foi coordenador e pesquisador do Labex Coreia; e chefiou os departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Embrapa Milho e Sorgo e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Ao receber o prêmio, ele disse se sentir especialmente emocionado: “É muito bom ser homenageado no lugar onde nasci, cresci, estudei, me formei. Se estou aqui recebendo esta Grande Medalha, devo isto à uma grande organização chamada Embrapa, a maior empresa de inovação de pesquisa agropecuária da América Latina. Em 40 anos, não só permitiu ao país alcançar a segurança alimentar como, por ter feito a escolha de investir no modelo de agricultura baseado na ciência, ajudou a projetar o país como o grande provedor de alimentos para o mundo. No Brasil, temos um insumo, uma base diferenciada, composta pelos agricultores que são corajosos e empreendedores. Estamos trilhando o caminho correto. E os agricultores são os grandes heróis do nosso país”.

Conselho da Medalha

Além da Grande Medalha, a Medalha do Mérito Rural FAEMG premia as categorias de Produtor Rural, Sindicato Rural, Técnico-Científica e Comunicação. As indicações de homenageados são feitas por presidentes e diretores de Sindicatos dos Produtores Rurais e analisadas pelo Conselho da Medalha, integrado pelos diretores executivos da FAEMG, pelo superintendente do SENAR MINAS e por presidentes de três Sindicatos dos Produtores Rurais, e secretariado pelo coordenador da Assessoria Sindical da FAEMG. Assim, através dos agraciados, a Federação estende homenagem a todos os produtores rurais e entidades de representação classista, mostrando que o campo também tem os seus heróis.

“Reconhecemos o trabalho incansável de pessoas notáveis. Neles estão também representados outros tantos produtores dedicados que são fonte e origem do sucesso do nosso agronegócio brasileiro” – Roberto Simões, presidente do SISTEMA FAEMG.

HOMENAGEADOS 2018

Grande Medalha
Maurício Antônio Lopes

Técnico-Científica
Décio de Souza Graça

Comunicação
Rádio Itatiaia

Produtores Rurais
Amauri Pinto Costa (Itanhandu)
Fazenda Cachoeira do Rio Pardo (Pompéu)
Fazenda Nossa Senhora das Valias (São Gonçalo do Sapucaí)
Fazenda Pão de Angu (Lima Duarte)
Fazenda São Lourenço (Varjão de Minas)
Márcio Maciel Leite (Cruzília)
Mário Lúcio de Assis (Curvelo)
Ricardo Steinmetz Vilela e Érika Steinmetz Vilela (Campo Belo)
Vera Shimada – Shimada Agropecuária (Campos Altos)

Sindicatos Rurais
Conceição do Rio Verde
Gurinhatã
Monte Carmelo
Sabinópolis
Unaí

Fonte: Sistema FAEMG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *