Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha repudia a incorporação da Secretaria de Agricultura e Café junto à Indústria

Imprimir

Representado pelo presidente Arnaldo Bottrel Reis, o Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha manifesta contra a incorporação da Secretaria de Agricultura e Café, criada na primeira gestão do saudoso ex-prefeito Mauro Teixeira, à Secretaria de Indústria. “Na época em que foi instaurada a Secretaria do Café, este segmento representava mais de 50% da receita total do município. Hoje corresponde a mais de 40% da receita e ainda presta importantes serviços ao pequeno e médio produtor rural, tal como o uso de máquinas agrícolas”, explica Arnaldo.

De acordo com o presidente do Sindicato, a reforma administrativa da prefeitura é esperada pela população varginhense há mais de um ano e meio. Ele defende que café e agricultura não poderiam ser representados por uma única secretaria. “Agricultura é um tema amplo, que agrega todos os plantios e manejos. O café é o grão que simplesmente representa o Sul de Minas, é fator gerador de empregos e coloca não só a região, mas o país, no topo do ranking de exportações”.

Arnaldo conta ainda que aguardava a nomeação de um novo secretário para a Secretaria do Café. E não a junção dela com a Indústria, departamento muito distinto, com objetivos e princípios diferentes. “Enquanto a primeira trata-se do cuidado com a cultura, visando produtos naturais, a segunda é responsável pelo processamento da matéria-prima, que nem sempre está ligado à agropecuária, como foi distinguido e determinado pela administração”.

Para o presidente, já é que estava mais que visível a necessidade de cortar gastos e “enxugar” pessoal, dentre cargos de confiança e secretarias, que fossem estudadas outras unificações. Talvez com secretarias que houvesse algo em comum. Não juntar o departamento agrícola com o industrial, uma vez que este setor em Varginha é totalmente voltado para o viés automobilístico e de tecnologia. Há algumas empresas, que por sinal, poluem muito o meio ambiente.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha está ciente que se trata de uma proposta enviada à Câmara Municipal. Sendo assim aguarda que os nobres vereadores, representantes do povo, aprovem sim a intenção da reforma administrativa, que foi encaminhada tardiamente. Mas a partir do bom senso, não concordem com a extinção da Secretaria de Agricultura e Café, que é de extrema importância não só para o município, mas para os produtores. Prova disso é a existência de uma unidade sindical atuante e uma forte cooperativa de cafeicultores na cidade. 

* Luana Lara

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *