Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha-MG e cafeicultores mineiros se reúnem com novo Ministro

Imprimir

Fotos: Marcial Ramos

Lideranças cafeeiras de Minas Gerais se reuniram na tarde desta quarta-feira (10), em Brasília, com o novo Ministro da Agricultura, Antônio Andrade. O presidente da FAEMG, Roberto Simões, e o diretor da entidade e presidente das comissões de Café da FAEMG e da CNA (Confederação da Agricultura do Brasil), Breno Mesquita e Presidentes de Sindicatos de Produtores Rurais, apresentaram algumas das principais reinvindicações do setor produtivo.

A primeira e mais urgente delas é a revisão, ainda este mês, do preço mínimo da saca, de R$ 261 para R$ 340. A segunda solicitação foi a alteração da lei 12788, com modificação da data limite de inscrição das operações de crédito na dívida ativa da União, para que um número maior de produtores possa regularizar a situação e sair da inadimplência.

O terceiro e último ponto discutido foi a falta de competitividade da cafeicultura de montanha, que responde por mais de 70% da produção mineira e é fortemente impactada pelos custos da mão de obra. O grupo entregou ao Ministro o documento produzido por um grupo de trabalho formado no Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC/MAPA) para tratar a questão.

O encontro contou com a presença de representantes dos sindicatos de produtores rurais de Varginha (Presidente Arnaldo Bottrel Reis), Boa Esperança (Presidente Manoel Joaquim da Costa), Campo Belo (Presidente Denise de Cassia Garcia), Santa Rita do Sapucaí (Presidente Leonilton Moreira) , Lajinha e Conceição do Rio Verde (Presidente Carlos Pereira Motta), além de representantes da Assul, lideranças políticas de Varginha Vereador Rômulo Azevedo, Marcial Magno Theofilo Ramos, Rodrigo Manuel Meirelles Rodrigues e os parlamentares deputado Diego Andrade (PSD/MG) e senador Clésio Andrade (PMDB/MG).

Fonte: Assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha-MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *