Simpósio: cafeicultura irrigada será discutida em abril

Imprimir

Um dos grandes eventos de pesquisa sobre cafeicultura irrigada do Brasil está com data marcada: dia 07 abril, em Araguari-MG. É o XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA EM CAFEICULTURA IRRIGADA, realizado pelo Consórcio Pesquisa Café com apoio da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e da Embrapa Café (Brasília-DF). “É o momento para especialistas em cafeicultura irrigada exporem as mais recentes pesquisas para tornar nossa cafeicultura ainda mais competitiva no cenário nacional”, explica André Fernandes, coordenador do evento e pesquisador da Universidade de Uberaba (Uniube), instituição participante do Consórcio, cuja programação de pesquisa é coordenada pela Embrapa Café.

Discutir e divulgar técnicas e pesquisas relacionadas à cafeicultura irrigada é o objetivo do Simpósio, realizado em conjunto com o XVI Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura no Cerrado e a XIV Feira de Irrigação em Café do Brasil (Fenicafé), de 06 a 08 de abril de 2011. “Esses eventos são tradicionais e de grande importância para a cafeicultura. No atual cenário mundial, é preciso estar atento a todas as etapas de produção, a fim de obter o melhor resultado, um manejo equilibrado de adubação, maquinários e uma boa irrigação são essenciais para garantir produtividade e qualidade, e, conseqüentemente, uma maior rentabilidade”, completa Fernandes.

Serão abordados os temas “Gotejamento: problemas e soluções”, “Tendências da irrigação por gotejamento no mundo para os próximos 25 anos”, “Irrigação em áreas de escassez hídrica”, e “Irrigação no mundo para a produção de alimentos: o que a sociedade pensa sobre isso”. Esta edição do Simpósio conta com novidades. “Teremos a presença de quatro palestrantes internacionais, dois americanos e dois israelenses”, adianta o professor. As duas primeiras palestras internacionais serão proferidas por pesquisadores israelenses, “berço” do gotejamento no mundo. As demais serão ministradas por americanos.

Os pesquisadores interessados em participar devem inserir seus trabalhos na home-page do simpósio (www.fenicafe.com.br) de 28 de janeiro a 25 de fevereiro. As normas para envio dos trabalhos também estarão disponíveis neste site, além do envio via correio eletrônico para todos os pesquisadores. O Comitê Científico do Simpósio emitirá o primeiro parecer a respeito dos trabalhos até o dia 10 de março, devendo as correções finais serem feitas no site até o dia 20 do mesmo mês.

Sobre os eventos – Realizados no mesmo período e em parceria, os três eventos se completam ao divulgarem a importância da irrigação e seus sistemas, mostrando lançamentos de produtos e equipamentos, bem como os resultados de pesquisas para o incremento da produtividade e da qualidade do café do Cerrado brasileiro.

O público-alvo espelha a diversidade das pessoas interessadas nos temas debatidos, que têm em comum o café. São produtores, técnicos, empresários, comunidade científica, consultores, autoridades, estudantes e comerciantes ligados à cafeicultura brasileira, como fabricantes e revendedores de equipamentos e demais interessados que buscam acesso a informações, tecnologias e negócios que farão a diferença em seu dia-a-dia. Espera-se para a próxima edição de um pública de cerca de 18 mil pessoas, representantes de 150 cidades de 12 estados brasileiros.

Fonte: Área de Comunicação & Negócios da Embrapa Café 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *