Silvio Leite é o novo presidente da BSCA

Imprimir

No dia 1º de dezembro, tomaram posse os conselheiros diretores da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), que, como primeira ação, elegeram Silvio Leite para a presidência da entidade. O mandato tem vigência de dezembro de 2014 ao fim de novembro de 2015, podendo ser prorrogado por mais um ano. A gestão nos próximos 12 meses terá Javier Faus Neto como vice-presidente e Edgard Bressani como conselheiro secretário.

A responsabilidade administrativa da Associação está a cargo de Marina Figueiredo, que tratará do relacionamento com associados, da administração e dos procedimentos internos da instituição. A diretora Vanusia Nogueira será responsável pelas promoções nacionais e internacionais e pelo relacionamento com os parceiros, incluindo a esfera governamental e organizações como Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Sebrae. A estrutura organizacional completa pode ser acessada no site da BSCA (http://bsca.com.br/estrutura-organizacional.php).

O novo presidente informou que pretende fortalecer a promoção dos cafés especiais brasileiros nos mercados interno e externo, além de consolidar a Associação como principal plataforma de visibilidade do produto. “Todo o caminho percorrido pela BSCA até agora é exemplar e ajudou a fixar a imagem do nosso país como um fornecedor de qualidade e em quantidade, sendo fiel aos compromissos assumidos com os compradores. Vamos manter isso e explorar alguns novos pontos que o mercado tem sinalizado”, destaca.

De acordo com Leite, sua gestão visa dar continuidade à ampliação do fornecimento dos cafés especiais internamente. “Existe uma demanda crescente nesse sentido. O brasileiro é apaixonado por café e tem descoberto sabores dos nossos produtos jamais oferecidos por aqui anteriormente. Essa é uma abertura de mercado promissora e precisamos consolidá-la”, explica.

Ele considera, ainda, que os cafés naturais do Brasil têm enorme potencial no nicho de especiais, sendo esse um dos pilares da estrutura que pretende desenvolver. “Nossos cafés lavados alcançaram um mercado fantástico no mundo, porque a BSCA aproveitou as oportunidades e colocou os principais compradores internacionais em contato com eles. Também iniciamos esse trabalho com os cafés naturais especiais, a respeito dos quais creio muito em seu sistema produtivo ecologicamente amigável, que vêm despertando um enorme interesse devido à descoberta de qualidades excepcionais, com novos atributos de sabores, que estão encantando os profissionais da cafeicultura no mundo”, conclui.

SOBRE O PRESIDENTE
Silvio Leite é classificador e degustador certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foi um dos idealizadores, é hedge judge do Júri Internacional e coautor da metodologia de provas do Cup of Excellence, principal concurso de qualidade do planeta, que premia anualmente os melhores cafés de 10 países.

Especialista em classificação, degustação e controle de qualidade do café, tem mais de 30 anos de experiência no setor. Desses, 12 foram vividos no Grupo Bozzo, onde desenvolveu e implantou o controle qualitativo da empresa e foi responsável pelo controle de qualidade de todas as unidades do Grupo, em Genebra, na Suíça. Na Agribahia, empresa do Grupo Espírito Santo, passou mais 14 anos, exercendo as funções de diretor comercial e industrial e se destacando como especialista em controle de qualidade do café em todas as etapas do processamento.

Silvio é referência no cenário cafeeiro nacional, contribuindo especialmente para o mercado de cafés da Bahia, Estado onde presidiu a Associação dos Produtores de Café e foi responsável pela implantação dos concursos de qualidade. Atualmente, preside o Centro de Comércio do Café, é sócio-fundador das empresas AgriCoffee e Sweet Bahia Cafe e um dos sócios da Proud Cafés Classificados, pertencente ao grupo suíço Lanço Trading.

Fonte: Assessoria de Comunicação – BSCA (Paulo André Colucci Kawasaki)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *