SENAR lança curso de Recuperação e Proteção de Nascentes

Imprimir

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), entidade responsável pela capacitação de produtores e trabalhadores rurais, concluiu em julho o curso piloto de Recuperação e Proteção de Nascentes, em Reduto (MG). O curso visa capacitar produtores para gerir a água de forma sustentável, com foco na produção e qualidade do recurso. Considerando a preocupação em evitar a escassez, o curso surge como um aliado importante, já que, melhorando a qualidade da água, sua quantidade também aumenta.

A capacitação é parte das ações do Programa Nosso Ambiente, lançado pela FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) este ano. A carga horária é de 24 horas, dividida em três dias de aulas teóricas e práticas. Os alunos recebem conhecimentos sobre a legislação ambiental estadual e federal, sobre a topografia e as características do local onde a nascente se encontra, como construir um ponto de captação e como registrar os dados da nascente recuperada para catalogação.

Continuidade
Para que o trabalho tenha continuidade após o curso, Wander Magalhães Moreira Júnior, analista técnico de Formação Profissional Rural do SENAR, avisa que não basta recuperar a nascente – o produtor deve também adotar práticas agrícolas que previnam a ocorrência de erosão e assoreamento, assim como nova contaminação da água.
As próximas turmas do curso de Recuperação e Proteção de Nascentes estão agendadas para os dias 31 de agosto a 2 de setembro em Bueno Brandão; 3 a 5 de setembro em Silvianópolis; e 9 a 11 de setembro em Passa Vinte.

Programa Nosso Ambiente
O objetivo do programa é fazer com que a produção de alimentos, fibras e energia priorize também a conservação dos recursos naturais: água, ar, solo e biodiversidade. Seu desenvolvimento se dará por quatro eixos básicos de atuação: gestão, representatividade, monitoramento e difusão.

Dentro dos eixos propostos, o programa vai trabalhar a sustentabilidade das propriedades rurais, envolvendo projetos para recuperação e preservação ambiental; capacitação de técnicos, produtores e lideranças para disseminar e representar os interesses do setor; Criação de mecanismos para acompanhar e avaliar a implantação e evolução de práticas sustentáveis; e implantação e intensificação de ações de comunicação para difundir à sociedade a relevância e a atuação dos produtores rurais na preservação ambiental.

Mais informações: (31) 3074-3097

Fonte: SENAR MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *