Senar e parceiros buscam aperfeiçoamento

Imprimir

Presidentes de sindicatos, associações e cooperativas, parceiros do Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), participam no dia 03 de março, em Capitólio/MG, do V Encontro das Entidades Cooperadas/polo regional de Passos. O trabalho é realizado há quatro anos, tendo como meta identificar cada vez melhor as reais necessidades da formação oferecida pelo Senar; responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

O Senar e seus parceiros (entidades cooperadas e instrutores) buscam o atendimento efetivo das necessidades do agronegócio e da família rural mineira.O gerente do Regional de Passos, Rodrigo de Castro Diniz destaca o enriquecimento dessa ação ao proporcionar a troca de ideias entre o Senar e parceiros e dos parceiros entre si. “ Os envolvidos saem do encontro com uma visão mais rica do processo de formação profissional rural em nossa área de atuação”.

Pelo Senar participam do Encontro o superintendente, Antônio do Carmo Neves, o assessor de planejamento estratégico, Celso Furtado, Mirian Rocha, assessora pedagógica e Rodrigo de Castro Diniz.

Preparando o futuro
No evento de 2015, o superintendente da instituição, Antônio do Carmo Neves, destacou algumas ações que estarão na programação do Senar nos próximos três anos. Entre esses destaques estão à educação à distância, a gestão, a formação dos jovens e as questões que envolvem a preservação do meio ambiente.

Entre os novos projetos para a educação à distância estão as parcerias firmadas com as universidades. Foram conveniadas a UNIFEMM (Centro Universitário de Sete Lagoas); UniCeasa (Centro de Formação Profissional); UNOPAR (Universidade Norte do Paraná), polo Manhuaçu. Os trabalhos foram iniciados com o Curso Técnico em Agronegócio.

Sobre a formação de jovens, Antônio do Carmo destaca os programas Aprendizagem Rural e o Jovem no Campo. Outro programa voltado aos jovens, que está em fase final de preparação pedagógica, é o Minas Jovem Rural, que tem como meta o processo sucessório no agronegócio. “O mundo inteiro discute a sucessão no negócio familiar, mas não conhecemos nenhum programa que visa a preparação para essa transição. Com certeza o Senar Minas sairá à frente com essa capacitação”.

Durante o V Encontro das Entidades Cooperadas, Antônio do Carmo voltará ao debate desses temas e de outros mais que se tornaram evidentes em 2015, como o projeto de recuperação de nascentes que já demanda o maior número de capacitações no primeiro quadrimestre de 2016.

Fonte: Senar MG – Escritório Regional de Passos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *