Seminário Internacional do Café vai reunir mais de 13 países em Guarujá

Imprimir

O Seminário Internacional do Café, que chega à 20ª edição, ocorrerá nos próximos dias 7 e 8, no Sofitel Jequitimar Guarujá, e tem mais de 300 inscritos representando 13 países, entre eles Estados Unidos, Inglaterra e Itália. O evento é considerado o mais importante do Brasil dentro da economia cafeeira. A iniciativa é da Associação Comercial de Santos (ACS).

O tema do encontro será Sustentabilidade na Produção e no Comércio, o mesmo assunto discutido na edição de 2004. Uma das questões será avaliar o que mudou na última década com relação ao assunto. Participarão do seminário autoridades, produtores, distribuidores, comerciantes, exportadores, importadores e torrefadores.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), confirmou presença após receber convite das mãos do presidente da ACS, Roberto Clemente Santini. A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), também estará presente. Representantes da alta cúpula das maiores indústrias de café do mundo também são esperados.

A Associação Comercialé credenciada pela Organização Internacional do Café para emitir o certificado de origem do produto. É esse documento que permite a entrada nos países importadores. “As sacas que não chegam com o certificado das fazendas são oficializadas pela Associação Comercial”, explica o presidente da ACS, Roberto Clemente Santini.

Importante

Dados da Confederação Nacional de Abastecimento (Conab) indicam uma previsão de que o Brasil produza 48,3 milhões de sacas de café durante a safra em 2014. O País é o maior exportador do mundo. Cerca de 70% dos embarques do produto ao Exterior são feitos pelo Porto de Santos.

Em 2013, foram exportadas 31,2 milhões de sacas (cada saca equivale a 60 quilos de café). O maior mercado consumidor de café são os Estados Unidos. O Brasil é o segundo.

Fonte: Tribuna Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *