Seminário destaca a sustentabilidade no contexto da cafeicultura

Imprimir

Desde 2000 o Pensa (Centro de Conhecimento em Agronegócios), coordena à pedido da Illycaffè o projeto “Universidade do café Brasil”. Trata-se de uma Universidade Corporativa, nos moldes dos exemplos internacionais existentes, com o objetivo de formar e informar gerações presentes e futuras de produtores de café, dentro de princípios de técnica, economicidade e qualidade.

Em dez anos de atividades aconteceram cursos e seminários em diversos municípios brasileiros com a presença de mais de 7.000 participantes que assistiram palestras sobre qualidade dos grãos, economia, mercado, gestão financeira, fisiologia vegetal, agroclimatologia, entre tantos outros temas.

Fazem parte das atividades cursos de Pós-Graduação lato sensu sobre Gestão do Agronegócio Café via Fundação Instituto de Administração, certificados pelo Ministério da Educação. Todos os anos acontece no mês de março um seminário da Universidade do Café Brasil na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/Universidade de São Paulo – FEA/USP que marca o início das atividades do ano.

Neste ano o Seminário será especial, pois a illycaffé está comemorando 20 anos de trabalho no desenvolvimento da cafeicultura brasileira por meio do 20º Prêmio Ernesto illy de Qualidade do Café para Espresso. O Seminário será dia 18 de março com o tema: Criando Valor a partir do Conhecimento e da Sustentabilidade – 20º Prêmio Ernesto illy de Qualidade do Café para Espresso.

A programação prevê uma palestra de Decio Zylbersztajn, abordando a Universidade do Café Brasil e outra palestra, denominada “Elementos fundamentais para uma política de sustentabilidade”, com o professor José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo.

Na seqüência serão apresentadas as implicações dos assuntos apresentados pelo professor Goldemberg para os sistemas agroindustriais brasileiros. Outro tema abordado será a apresentação dos resultados da pesquisa: Emissões de gases na cafeicultura, com Carlos Clemente Cerri, professor titular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo, além da palestra "O desenvolvimento da qualidade no agronegócio café no Brasil", com João de Almeida Sampaio Filho, secretário da Agricultura do Estado de São Paulo.

O seminário acontecerá no Auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA 5) da Universidade de São Paulo, que fica na Av. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é franca, mas as inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de março de 2011 no site: www.unilly.com.br.

Fonte: AgnoCafe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *