Semana será de chuvas no Centro-Sul do Brasil

Imprimir
Na região Sul do Brasil, o tempo amanheceu instável e com chuvas nessa segunda-feira (15/8). De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, a passagem de uma frente fria sobre a região tem resultado em chuvas em boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Essas chuvas, segundo o especialista, devem manter os solos com bons níveis de umidade, o que será benéfico para as lavouras de inverno, como o trigo. “Mas, por outro lado, elas atrapalham o pleno andamento da colheita do milho safrinha, que está na reta final e deve ser concluída até o fim da próxima semana”, diz Marco Antonio.

Ao longo dessa semana, essas condições climáticas devem avançar para as áreas produtoras de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além do sul de Minas Gerais. Segundo o meteorologista, isso deve atrapalhar os trabalhos de colheita de café, cana e milho desses Estados.

O tempo fechado e com chuvas deve persistir ao longo de toda a semana, mas, mesmo com chuvas concentradas nas regiões citadas acima, os riscos de perdas ainda são baixos. “Apenas poderá ocorrer uma nova redução nas taxas de produtividade de ATR (Açúcar Total Recuperável) na cana, devido ao aumento de umidade”, afirma.

Em relação às temperaturas, Marco Antonio afirma que elas devem manter o padrão das últimas semanas, com noites mais frescas e elevações durante o dia. “No entanto, devido a presença da frente fria, essa amplitude não será tão grande”, diz.

Fonte: Redação Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *