Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no CEFET em Varginha (MG) tem palestras sobre café e vida extraterrestre

Imprimir
De 21 a 25 de outubro, o CEFET-MG em Varginha abre suas portas para divulgar a produção científica à comunidade externa. Trata-se da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (C&T), que acontece em todo o Brasil. Na programação do campus, pesquisas sobre visão computacional, leitura e escrita na era digital, resistência de estruturas metálicas a temperaturas de incêndio e robótica móvel para edificações são apenas alguns dos destaques.

O evento, que este ano tematiza a Bioeconomia (economia sustentável) é aberto oficialmente no campus Varginha na próxima segunda (21), às 8h. Os donos da Fazenda dos Tachos – Cafés Especiais palestram sobre diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável. O presidente da Comissão da Semana C&T local, professor Wedson Silveira, destaca que a fazenda, de 1780, está há mais de três gerações na mesma família e conta com vários prêmios internacionais de qualidade do café. “Iremos apresentar diferentes métodos de extração do café e haverá degustação também”, detalha.

Após a abertura, pesquisas serão apresentadas para os interessados nas áreas de informática, formação geral, edificações, mecatrônica e engenharia civil. Os locais, datas e horários das apresentações são separados por áreas e podem ser visualizados na programação completa. De acordo com o professor Wedson, os números dos trabalhos podem sofrer alterações de horário.

Ao todo, 52 trabalhos serão apresentados durante toda a semana, até sexta (25). Diversos assuntos compõem as pesquisas, entre eles “Técnicas de visão computacional aplicadas em robôs”, “Jogos computacionais e literatura”, “Entre cartas: uma abordagem de escrita e leitura em tempos digitais no CEFET-MG”, “Estudo teórico comparativo de resistência de elementos isolados de estruturas metálicas submetidos a temperatura de incêndios”, “Uso da robótica móvel para levantamento de danos em edificações”.

Encerrando a semana, acontece também na sexta-feira (25), às 16h, a mesa redonda “O universo em escala, exoplanetas e a busca de vida extraterrestre”, com os professores convidados Leonardo Gabriel Diniz, Sidney Maia e Mariana Martins, com mediação da professora Raphaella Bahia. Na sequência, às 18h, haverá uma observação do céu, dependendo das condições climáticas.

Consulte a programação completa da Semana no campus Varginha

Acesse o site da Semana C&T e conheça todas as atividades do CEFET-MG no período

Fonte: Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *