Semana Internacional do Café movimenta capital mineira

Imprimir

A capital do estado do café já se prepara para receber o maior encontro do setor no país e um dos principais do mundo. A terceira edição da Semana Internacional do Café – SIC 2015 será de 24 a 26 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, e espera 12 mil visitantes.

Para alavancar os negócios e fortalecer o segmento, a iniciativa vai contar com mais de 200 profissionais do setor, além de cerca de 100 expositores e 150 marcas, além de seminários, cursos e workshops. Com um cenário desafiador para o setor, a SIC visa impulsionar os negócios e movimentar mais de R$ 25 milhões em negócios diretos. O encontro reúne cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores de todo o mundo.

Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – Faemg, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, a SIC terá três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Entre os destaques da programação está o Espaço Café Brasil, que traz em sua 10ª edição uma ampla plataforma de negócios. Já para os milhares de apreciadores e apaixonados por café, a Semana Internacional do Café é a oportunidade perfeita para aprimorar o paladar e conhecer as últimas novidades e tendências do mercado. “Quem passar pela SIC vai absorver dicas de harmonizações, conhecer novos cafés que serão servidos por baristas de todo Brasil, participar de palestras ministradas por nomes de peso do setor cafeeiro nacional e internacional, e viajar pelos sabores e aromas da feira”, ressalta Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora.

Outro destaque é o DNA Café 2015, que realiza encontros, em formato de mesa-redonda, com representantes de diversos setores do café. Também fazem parte da agenda do evento, entre outros eventos simultâneos, o Fórum da Agricultura Sustentável, Reuniões do Educampo Café, Espaço Café+Forte, Sala de Cupping & Negócios, Coffee of the Year Brasil e o Encontro IWCA Brasil – Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil. Haverá também a participação de profissionais de vários países, que apresentam conteúdos relevantes em áreas como cultivo, certificação, torra, cafeterias, tendências e negócios.

Para o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, a SIC aproxima os agentes da cadeia produtiva do café das principais tendências do mercado mundial. O evento também é um importante aliado nos trabalhos de divulgação das origens produtoras de café do Brasil. Esta é uma estratégia do Sebrae, em nível nacional, para valorizar o trabalho dos pequenos negócios do setor e o café brasileiro, a partir do reconhecimento das características e especificidades que diferenciam e tornam únicos os grãos de cada uma das regiões produtoras. O presidente da Faemg, Roberto Simões, salienta que o evento é um momento de encontro do setor e de capacitação dos profissionais das diversas etapas da cadeia produtiva, sendo especialmente importante do ponto de vista das oportunidades de negócio: “Ao todo, são movimentados cerca de R$ 80 milhões, um número expressivo que revela o perfil negocial da capital do estado, que produz 20% do café consumido em todo o mundo”.

Resultados expressivos, somados à expertise adquirida ao longo das edições anteriores da Semana Internacional do Café, solidificam o evento como referência nacional e internacional. A programação completa sobre os eventos, cursos e seminários pode ser acompanhada pelo site da Semana Internacional do Café. Inscrições e detalhes sobre cursos também estão disponíveis.

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ

Criada em 2013, a Semana Internacional do Café (SIC) tem como principal objetivo reunir toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro – nacional e internacional – em prol do crescimento social e economicamente sustentável do café brasileiro. Sediada em Belo Horizonte – Minas Gerais, estado responsável por 50% da produção da safra nacional, o evento movimenta anualmente milhares de profissionais e apreciadores de todo o mundo.

ÚLTIMA EDIÇÃO EM NÚMEROS

12 mil visitantes

170 marcas expositoras

7 patrocinadores e 9 apoiadores de associações de café, food service, mídias e órgãos governamentais

110 compradores de café verde

56 palestrantes nacionais e internacionais e mais de 58 temas abordados

Ações

35 sessões de cupping e 1400 xícaras provadas

25 eventos simultâneos e 292 horas de conteúdo

10 cafés com pontuação 82+ concorreram ao título Coffee of the Year Brasil

40 mil cafés servidos por baristas de todo o Brasil

44 competidores nos campeonatos Brasileiro de Barista, Preparo de Café e Prova de Café

Resultados

R$ 25 milhões gerados

88 amostras de café de diversas origens produtoras para a Rodada de Negócios

Mais de 30 mil visitantes nos sites do evento e mais de 150 mil visualizações

Mais de 9 mil curtidas e 14 mil seguidores nas redes sociais da SIC

Mais de 200 matérias publicadas nos principais veículos impressos e em rádio, TV e web

Mais informações sobre a Semana Internacional do Café: www.semanainternacionaldocafe.com.br  –  www.facebook.com/semanadocafe

Fonte: Rede Comunicação de Resultado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *