Semana Internacional do Café abre inscrições para produtores

Imprimir

Produtores rurais e profissionais do setor da cafeicultura já podem fazer as inscrições para participar do 8º Espaço Café Brasil, a maior feira da América Latina ligada à atividade, e que faz parte da Semana Internacional do Café, um dos principais eventos da cafeicultura mundial em 2013. Além da feira, a Semana também terá a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC), que contará com delegações de mais de 70 países.

A Semana Internacional do Café será realizada no Expominas, em Belo Horizonte, de 9 a 13 de setembro. A visitação do público vai até o dia 12, dentro do Espaço Café Brasil. O dia 13 de setembro está reservado a visitas técnicas às principais regiões produtores de Minas Gerais. Já o acesso à reunião da OIC é exclusivo para as delegações oficiais de cada país-membro.

Para solicitar o credenciamento antecipadamente e visitar o Espaço Café Brasil, os interessados devem acessar o site www.semanainternacionaldocafe.com.br ou www.espacocafebrasil.com.br. Produtores rurais e profissionais do setor com CNPJ não pagam para obter a credencial. Demais visitantes pagam R$ 20,00 pelo credenciamento. A feira vai apresentar exposição de equipamentos, produtos e serviços, além de promover rodadas de negócios, concurso de baristas, concurso de provadores de café (cup tasters), provas de café (cupping) e diversos eventos técnicos, como seminários, palestras e workshops.

A Semana Internacional do Café é uma promoção do Governo de Minas – por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) –, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae, OIC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério das Relações Exteriores e Café Editora. O evento conta com patrocínio da Nestlé e do Sistema OCB/Sescoop/Ocemg.

Campeonato de baristas
Uma das principais atrações das feiras internacionais de café é o campeonato de barista (especialista em preparar bebidas com café). Durante a Semana Internacional do Café, será realizado o 13º Campeonato Brasileiro de Baristas. Cada competidor terá 15 minutos para preparar e servir aos juízes: quatro espressos, quatro capuccinos e quatro drinques de assinatura. Nenhum ingrediente que contenha álcool é permitido. O acesso ao campeonato é gratuito para visitantes credenciados.

Seminários e palestras
Diversos eventos técnicos serão promovidos durante a Semana Internacional do Café, dentro do Espaço Café Brasil. Um deles é a IV Conferência Internacional de Cafés Arábicas Naturais, apoiada por duas das mais importantes entidades do mercado de cafés de qualidade no mundo: o Coffee Quality Institute (CQI) e a Specialty Coffee Association of America (SCAA). Durante o encontro, especialistas internacionais mostrarão pesquisas recentes sobre os cafés naturais – tipo de processamento em que o fruto seca com a casca no terreiro e que, entre outras qualidades, confere mais doçura à bebida. Os participantes terão ainda a oportunidade de provar os melhores cafés nacionais brasileiros que passam por esse método. As outras edições foram realizadas no México e em países da África. Entre os palestrantes da conferência em Belo Horizonte estará o mexicano Manuel Diaz, mestre em torra de café e responsável pela elaboração de diferentes perfis sensoriais para competições internacionais. Também participam o diretor-executivo da Coffee Quality Institute (CQI), David Roche, que representa estudos e provas profissionais de cafés de qualidade, e o professor-doutor na Universidade Federal de Lavras (Ufla), Flávio Borém, um dos maiores especialistas em cafés naturais no Brasil. A quarta edição da conferência será realizada nos dias 11 e 12 de setembro. Ao final do encontro será elaborado um documento oficial inédito: Guia de Referência e Padrões dos Cafés Naturais no Mundo. A programação completa e o formulário para a inscrição antecipada – no valor de R$ 150 – estão no site www.espacocafebrasil.com.br

Outros eventos
Além da conferência internacional, visitantes nacionais e internacionais poderão participar de mais de dez encontros e palestras durante a Semana Internacional do Café, com conteúdos exclusivos e participação de especialistas do mercado. A maior parte da programação técnica será realizada pela primeira vez em Minas Gerais.

Um dos eventos de bastante procura é a Rodada de Negócios & Coffee of The Year 2013, em que compradores e empresários de diversos países circulam nas mesas de provas para a avaliação sensorial do café e a compra das sacas. Para os que se interessam em conteúdo e assuntos do mercado de café, haverá o DNA Café 2013 – Seminário Internacional, nos dias 9 e 10 de setembro, com 12 horas de conteúdo sob o tema Desenvolvimento, novidades e ações para um futuro sustentável de toda a cadeia do café, com foco em temas relevantes para o dia a dia de produtores, técnicos, profissionais do setor e estudantes da área.

SERVIÇO

Local: Expominas – Belo Horizonte/MG
Data: de 9 a 12 (pavilhão de exposições) e dia 13 (visitas técnicas a regiões produtoras)
8º Espaço Café Brasil: de 9 a 12 de setembro, das 12h às 20h (feira de negócios e eventos técnicos)

Reunião OIC: Evento fechado para países membros e observadores
www.semanainternacionaldocafe.com.br
www.espacocafebrasil.com.br

Fonte: Asscom Seapa (Marcelo Varella) via Rede Social do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *