Semana deve ser complicada para a colheita, diz agrometeorologista

Imprimir

Desde o final de semana um sistema meteorológico avança pelo Sul e Sudeste mantendo o tempo instável e com possibilidades para pancadas de chuva irregulares. A presença de áreas de instabilidade deixam o céu carregado e com chuva desde as regiões oeste do Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul até a região central de Minas Gerais. Há previsões de chuvas também sobre as regiões produtoras do Centro-Oeste. Assim, de acordo com o agrometeorologista da Somar Marco Antônio Santos, a semana será complicada às práticas agrícolas, como colheita, plantio e demais tratos culturais.

A colheita da cana-de-açúcar, do café e do milho segunda safra serão prejudicadas, mas não de forma generalizada. O mesmo irá ocorrer com a colheita do algodão em  Mato Grosso e em Goiás, onde algumas microrregiões poderão ser afetadas.

Por outro lado, o aumento da umidade relativa está ocasionando a abertura da florada do café. Muitas propriedades cafeeiras já registram a abertura dos botões florais, sendo que quase a totalidade dos cafeeiros essa será a florada principal, devido a sua intensidade. Como há previsão de mais chuvas sobre essas localidades ao longo dessa semana, o pegamento deverá ser de razoável a bom. 

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *