Secretário de Agricultura de MG participa de Seminário de Café em Varginha

Imprimir

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participa nesta quinta-feira (24), a partir das 14h, da solenidade de abertura do I Seminário de Café do CCCMG (Centro de Comércio de Café do Estado de Minas Gerais), em Varginha, no Sul do Estado.

O evento, que tem cobertura do Notícias Agrícolas, tem o objetivo de discutir a produção cafeeira em Minas Gerais, a economia, as exportações, bem como o consumo mundial do produto. A proposta é reunir em torno do assunto autoridades políticas, produtores, cooperativas, exportadores e corretores de café. O I Seminário de Café do CCCMG será realizado até sexta-feira no Theatro Capitólio

Café no Sul de Minas

O Sul de Minas é a principal região produtora de café do Estado. A área plantada é de cerca de 460 mil hectares, o que corresponde a 45% do total em Minas. A produção deste ano na região foi aproximadamente nove milhões de sacas do produto.

Varginha, que sedia o CCCMG, entidade promotora do seminário, se destaca na produção e exportação de café e conta com uma área plantada de quase nove mil hectares

Minas na liderança

Minas Gerais lidera a produção de café no país. Neste ano, a safra brasileira, segundo levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ficou em 43 milhões de sacas. A produção de Minas em 2011 foi de aproximadamente 22 milhões de sacas, o que representa 50,2% da safra nacional.

No acumulado dos dez primeiros meses deste ano, a comercialização da produção mineira no mercado mundial registrou US$ 4,6 bilhões, cifra 46,8% superior à de janeiro a outubro de 2010. A cotação do produto garantiu a expansão da receita, pois a tonelada atingiu a média de US$ 4,7 mil, um crescimento de 66,5% na comparação com o valor do ano passado.

Fórum do Café

Com o objetivo de estreitar o relacionamento entre os segmentos da cadeia produtiva do café, além de dar suporte à elaboração de políticas público-privadas para o setor cafeeiro, o governo de Minas criou em 2011 o Fórum da Cadeia Produtiva do Café.

Entre as propostas do fórum está a busca de meios para estimular a implantação de indústrias de café torrado e moído e de café solúvel, no território mineiro. O grupo trabalha também para promover a produção de café de qualidade com foco na conquista do consumidor interno e externo; caracterizar o produto “Café de Minas” com especificidade das regiões produtoras e buscar certificação de origem.

Certifica Minas Café

O programa Certifica Minas Café, criado pela Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, defende um código de conduta para o cumprimento das boas práticas agrícolas, com responsabilidade social e ambiental. Existem, no Estado, 1.230 propriedades com o selo do Certifica Minas Café. A expectativa é de que até o final deste ano cerca de outras 150 propriedades sejam certificadas. O Certifica Minas Café foi o primeiro programa de certificação de propriedades cafeeiras desenvolvido por um governo estadual.

As orientações para as adequações das propriedades são feitas pela Emater-MG. As auditorias preliminares para checar as adequações, de acordo com os padrões internacionais, são realizadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Concluindo o processo, uma empresa independente de reconhecimento internacional, faz uma auditoria final e concede a certificação às propriedades aprovadas.

Fonte: Sec. de Agricultura de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *