Secretaria da Agricultura do Paraná lança Concurso Café Qualidade 2015

Imprimir

O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, lançou nesta quarta-feira (15), em Londrina, a edição 2015 do Concurso Café Qualidade Paraná. O lançamento aconteceu durante o 23º Encontro Estadual do Café, evento que reuniu cerca de 700 produtores e técnicos no Parque Ney Braga, onde acontece a ExpoLondrina. 

“Temos de perseguir a soma de conhecimento técnico e esforço do produtor para obter um café de alta qualidade, que gere um diferencial de preço para o bolso de quem produz. Bebida boa sempre vai encontrar um preço melhor”, destacou Ortigara.

O economista Paulo Franzini, secretário-executivo da Câmara Setorial do Café, disse que o Concurso Café Qualidade Paraná, que chega à 13ª edição, vem estimulando não apenas a melhoria na qualidade do produto paranaense, mas também o aprimoramento da gestão da propriedade em aspectos de manejo técnico das lavouras, cuidados com o ambiente e com a própria saúde dos produtores.

CONCURSO – Para participar do concurso os cafeicultores devem procurar um escritório da Emater-PR. Os produtores podem concorrer em três categorias – cereja descascado, natural e microlotes da pequena agricultura familiar. A competição tem início com disputas regionais, que habilitam para a prova final. Este ano, a solenidade de premiação dos vencedores será em Mandaguari, no dia 29 de outubro.

Os finalistas dividirão um prêmio de R$ 30 mil e terão garantida a compra, pelo Governo do Paraná em parceria com parceiros da iniciativa privada, dos lotes por um preço no mínimo 25% superior à cotação registrada na Bolsa de Mercadorias e Futuro (BM&F). No ano passado, esse ágio chegou a 100%, conta Franzini.

Além disso, o lote vencedor de cada uma das categorias do concurso tem seu lote encaminhado para representar o Paraná no concurso nacional, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

PARANÁ – A cafeicultura ocupa no Paraná uma área de 52,9 mil hectares, a maior parte ocupada por pequenos produtores, com lavouras de até 10 hectares. Espera-se uma produção de um milhão de sacas beneficiadas em 2015.

Participaram do evento o prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista; o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Moacir Sgarioni; o diretor-presidente da Emater-PR, Rubens Niederheitmann; o gerente da Câmara Setorial do Café, Walter Ferreira Lima, além de diversas autoridades e lideranças do setor.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *